Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os índios Xerente do Estado divulgaram nesta quarta-feira, 29, carta aberta à sua comunidade em que manifestam apoio ao candidato ao governo do Tocantins Siqueira Campos (PSDB). Uma cópia do documento foi entregue ao próprio candidato, hoje, na cidade de Miranorte, onde Siqueira cumpriu agenda de campanha.

Na “Carta aberta dos Xerente ao Kasuwamri Siqueira Campos”, os indígenas fazem referência aos últimos escândalos envolvendo o Tocantins, “estamos vendo tudo pela televisão”, dizem os indígenas, que afirmam seu apoio a Siqueira como um contraponto à situação. “O povo Xerente lhe respeita e considera porque o senhor nunca desrespeitou o seu povo, o seu Estado, o senhor nunca expôs o Estado do Tocantins negativamente na mídia nacional como estes últimos governos fizeram”.

Em outro ponto, deixam seu recado também para o “homem branco”. “Vocês brancos reflitam sobre a que ponto colocaram nosso Estado. Vamos juntos apoiar quem respeita o Estado. Faça como os indígenas, que quando escolhem seu cacique escolhe aquele que respeita a todos, dos pequenos aos mais idoso, e sobretudo ama o seu povo”, conclui a carta.

Siqueira foi batizado pelos Xerente com o nome de “Kasuwamri” na década de 70, quando ele era ainda candidato a deputado federal pelo antigo norte goiano e percorria a região levando seu sonho de construir um estado novo, onde as pessoas fossem mais valorizadas. A palavra Kasuwamri literalmente significa “palha (de coqueiro) de tamanho médio”, mas tem um valor simbólico maior, de “homem que dá abrigo a muita gente; homem que protege os outros e que acolhe’.

Fonte: Assessoria de Imprensa TLS