Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Colinas do Tocantins promoverá nesta sexta-feira, 15, ações de prevenção aos cânceres de colo de útero e mama. As unidades de saúde ficarão abertas das 8 às 17 horas, inclusive no horário de almoço, para atender às mulheres.

O dia 15 está sendo considerado o dia D na campanha municipal de prevenção aos cânceres de colo de útero e mama que a Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo. Estes cânceres são os que mais matam no Brasil e no mundo, apesar de serem passíveis de prevenção.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Bastos, a prefeitura está buscando orientar e informar as colinenses para que elas possam prevenir essas doenças, uma vez que, quando descobertos precocemente as chances de cura são mais elevadas. "As medidas preventivas têm sido uma arma eficaz para salvar vidas", explica a secretária.

Nas medidas preventivas que a Prefeitura de Colinas está desenvolvendo estão as ações de educação em saúde, que contemplam o conhecimento do próprio corpo, bem como a realização do exame de prevenção (Papanicolau– Citopatológico) e o auto-exame das mamas, mais a mamografia complementar. As ações de prevenção ao câncer estarão sendo intensificadas em Colinas até o dia 22 de outubro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Colinas do Tocantins