Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Com o intuito de divulgar e expor os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, a Universidade Federal do Tocantins realiza a partir desta terça-feira (09) até a próxima sexta-feira, o VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) da UFT. Este ano, o encontro acontece no Campus de Palmas.

O evento começa às 17h, com o credenciamento dos participantes no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), seguido da apresentação de painéis de Ciências Agrárias, no Bloco IV. A abertura oficial acontece às 19h, com a palestra: “A universidade no início do século XXI: pesquisa, ensino e extensão", proferida pelo professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira, doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

O Seminário tem como objetivo promover o intercâmbio entre os estudantes de graduação participantes dos Programas de Iniciação Científica em Instituições de Ensino e Pesquisa - públicas e privadas - em todas as áreas de conhecimento. O encontro serve também para a avaliação dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC/CNPq, PIBIC/UFT, e do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica, PIVIC.

Trabalhos

Nesta edição, serão apresentados trabalhos concluídos de alunos de graduação pertencentes aos programas institucionais: PIBIC/CNPQ; PIBIC/CNPQ/AF; PIBIC/UFT; PIVIC; bolsa permanência e outros trabalhos de iniciação científica de alunos da UFT ou de outras Instituições de Ensino Superior.

Prêmios

Recentemente, o acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e ex-bolsista do PIBIC, Aderlânio da Silva Cardoso, conquistou o 3º lugar no Prêmio Jovem Cientista/2010 – categoria Estudante de Graduação. O concurso teve como tema "Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro". Em função dessa premiação, a professora Gláucia Eliza Gama Vieira também receberá o prêmio, como orientadora. A UFT é a única instituição da região norte premiada na XXIV edição do evento, que recebeu 2.158 trabalhos inscritos em todo o país.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UFT