Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o objetivo de sensibilizar condutores e pedestres da Capital, quanto à preservação da vida no trânsito, a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) realiza blitz educativa, nesta sexta-feira, 19, na Avenida NS-02, ao lado da feira coberta da 304 Sul, a partir das 16 horas, em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito.

Equipes do Samu e da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas estarão orientando os condutores na prevenção de acidentes. Haverá ainda encenação teatral com integrantes da Organização Não-Governamental (ONG) 'A Barraca'.

Flores em memória

Pontos onde já ocorreram acidentes fatais na Capital receberão identificação de uma margarida, em memória a cada vítima fatal do trânsito, naquele local. “Queremos que a flor represente pessoas que perderam a oportunidade de florescer na sociedade e que se tornaram vítimas fatais em acidentes de trânsito”, explica Marta Malheiros, gerente de Vigilância Epidemiológica da Semus.

Estatísticas

Em Palmas, de janeiro a agosto de 2010, ocorreram 1.137 acidentes com vítima; número superior ao registrado no mesmo período de 2009, 1.054 acidentes com vítima. “A pior sensação é o silêncio gerado pela ausência dessa pessoa querida em nossa vida”, explica C. M., funcionária pública, ao relatar seu sentimento de perda de um familiar, vítima de acidente de trânsito.

O valor da Vida

O terceiro domingo do mês de novembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas, (ONU), como data para lembrança de todas as vítimas de acidentes de trânsito. “As pessoas não agradecem o que têm, depois de um acidente como este, você passa a valorizar as pequenas coisas. Agora nós entendemos o que realmente merece valor em nossas vidas”, relata Iranilde Rodrigues, empresária e esposa de vítima de acidente de trânsito, que ainda se recupera do acidente. “Somos bastante otimistas, planejamos muitas atividades para o futuro juntos. Eu quero que ele volte a andar”, completa Iranilde.

Fonte: assessoria de Imprensa/Semus