Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – Regional Tocantins, realiza neste sábado, 27, no auditório do CRM – Conselho Regional de Medicina, o “I Simpósio sobre doenças negligenciadas em Atenção Primária à Saúde”, direcionado para profissionais de saúde e estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.

De acordo com Organização Mundial de Saúde, doenças negligenciadas representam um conjunto de doenças associadas a precárias condições de vida, pobreza e iniqüidades em saúde. São doenças que normalmente recebem pouco apoio à pesquisa em países desenvolvidos ou por parte da indústria. Um sexto da população mundial é afetada por uma ou mais doenças negligenciadas.

No Brasil a área de doenças negligenciadas tem sido focada em enfermidades que afetam populações pobres e marginalizadas, com destaque para a dengue, doenças de Chagas, leishmaniose, hanseníase, malária, hepatites e tuberculose.

Estas doenças também serão temas de discussões durante o evento que tem sua abertura marcada para as 8h e contará com a presença do Dr. Pedro Albajar Vinas do departamento de doenças negligenciadas da Organização Mundial de Saúde e da Dra. Márcia Lopes de Carvalho, assessora do Ministério da Saúde.

O Simpósio tem apoio do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde por meio da Superintendência de Vigilância e proteção a Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Conselho Regional de Medicina do Tocantins, Sindicatos de Médicos do Tocantins e Itpac - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos.
Inscrições

Os interessados em participar poderão fazer suas inscrições no local do evento conforme tabela abaixo:

• Profissionais da saúde: R$ 40,00
• Estudantes: R$ 25,00
• Sócios da SBMT - Regional TO: Gratuito

Fonte: Assessoria de imprensa Sesau