Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Após ser recredenciada para a oferta de cursos de ensino a distância, a Unitins - Fundação Universidade do Tocantins lança o edital de seleção da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unitins), às 14 horas da próxima terça-feira, 7, no auditório da universidade, em Palmas. Serão 400 vagas para os cursos de Letras e Pedagogia, nos municípios de Guaraí, Pedro Afonso, Taguatinga, Cristalândia e Palmas.

Na oportunidade, o reitor da Unitins, André Luiz de Matos, vai apresentar uma prestação de contas e balanço de sua gestão iniciada em 1º de março deste ano. O evento terá a presença do secretário de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky que vai falar sobre a relação da Seed com a Unitins, as ações e o processo de reestruturação da universidade.

Para o reitor. após o processo de reestruturação, a instituição recuperou sua credibilidade e vive um novo momento. “Quando a atual equipe assumiu a Unitins, estávamos descredenciados para a oferta dos cursos a distância. Conseguimos o ecredenciamento como um prêmio ao trabalho da universidade. A vinda do secretário de Educação a Distância é a comprovação das melhorias e da recuperação da credibilidade da Unitins.”

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do MEC, criado em 2005, e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é de estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros. Neste primeiro momento a Unitins vai ofertar os cursos somente para professores.

Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Unitins