Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ato Simbólico “Adote Uma Tartaruga” aconteceu na última sexta-feira, 03, e reuniu cerca de 150 crianças das escolas públicas dos municípios de Caseara e Araguacema durante a soltura dos filhotes de tartaruga-da-amazônia no Parque estadual do Cantão.

A ação faz parte dos trabalhos do Projeto Quelônios na base de monitoramento do PEC para sensibilizar a população sobre a importância da preservação da espécie na região. “A intenção é fazer com que as crianças se sintam comprometidas e de certa forma, responsáveis pela preservação das tartarugas e tracajás nessa região”, afirmou o diretor de Biodiversidade, Fabrizio Dias Fonseca.

Na soltura foram devolvidos à natureza 1500 filhotes, a ação contou com a participação dos voluntários Marineide, Valdir de Sá, e Raimundo Lopes. Desde o final do mês de maio deste ano a equipe técnica e voluntários atuam no monitoramento das covas dos animais. Esse trabalho consiste na identificação das covas, cuidados com a desova e monitoramento dos ovos e filhotes.

Além do Parque Cantão, o projeto é desenvolvido em Araguatins, Brejinho de Nazaré e Araguacema, ao longo da bacia Tocantins-Araguaia. Neste ano, a meta é monitorar e reintroduzir na natureza mais de 20 mil filhotes de quelônios.