Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Jaime Café terá de renunciar para assumir a secretaria

Jaime Café terá de renunciar para assumir a secretaria Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Jaime Café terá de renunciar para assumir a secretaria Jaime Café terá de renunciar para assumir a secretaria

Na manhã deste sábado, foi apresentado o novo secretário de agricultura do Estado. O nome escolhido pelo governador eleito, Siqueira Campos (PSDB), foi o do prefeito de Lagoa da Confusão, Jaime Café (PR).

Em sua entrevista coletiva, o agora secretário de agricultura comentou sobre suas ações à frente da pasta. De acordo com ele, o primeiro projeto aceito pelo governador eleito foi a criação da subsecretaria da aquicultura, para a qual, a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida(DEM), foi a indicada.

Segundo Café, o seu principal objetivo à frente da agricultura do Estado é levar maior qualidade de vida e trabalho para os trabalhadores e produtores rurais do Tocantins. De acordo com ele, é preciso fazer com que os produtores do Estado possam abastecer os trens da Ferrovia Norte-Sul com os insumos e produções locais. “O governador Siqueira Campos quer que o trem da Norte-Sul pare aqui. Mas pare para carregar”, completou.

Um dos problemas levantados pelo prefeito de Lagoa da Confusão no Tocantins, foi na alimentação do povo do Estado. De acordo com ele, mais da metade da população do Estado não tem uma condição adequada de alimentação. “Vamos buscar parcerias, pareceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, para que o nosso povo tenha condição de uma vida mais digna”, informou.

Agricultura x meio ambiente

Jaime Café afirmou que entende a grande disputa entre produtores rurais e defensores do meio ambiente. No entanto ressalta que no Tocantins estes problemas são amenizados. “Agricultura tem um enfoque muito negativo no que diz respeito ao meio ambiente. Mas no Tocantins não temos problemas ambientais”, completou.

De acordo com o novo secretário de Agricultura, o Estado possui uma área de cerca de 27 milhões de hectares. “Destes, somente 7 milhões são usados para pastagens e agricultura. E temos condições de ampliar, de maneira sustentável”, ressaltou.

Afastamento da prefeitura

Por questão legal, ao assumir um outro posto no Poder Executivo, o prefeito deve pedir renúncia de seu posto na cidade de Lagoa da Confusão.

Com a saída de Café da prefeitura, quem assume seu posto é o vice-prefeito, Neto Lino (DEM), até o final do mandato, em 2012.