Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

O governador Carlos Henrique Gaguim afirmou durante inauguração do Projeto São João na tarde de segunda-feira, 20, que o empreendimento pode se tornar um dos maiores projetos de produção de frutas irrigadas do Brasil. A afirmação que teve a concordância do ministro da Integração Nacional, João Santana, foi após o descerramento da placa inaugural da estação pressurizadora EP-05 do projeto.

Na solenidade, ao fazer um rápido balanço de suas ações de governo e falar sobre a importância do projeto para o desenvolvimento do Estado, o governador informou que está buscando recursos na ordem de R$ 3 milhões para conclusão da ponte sobre o Rio Tocantins em Miracema.

O ministro João Santana se declarou apaixonado pela agricultura irrigada através do projeto São Francisco, em Juazeiro (BA) e lembrou as aplicações financeiras feitas em parceria com o Governo do Estado para alguns projetos irrigados no Tocantins. Dentre eles: a conclusão do Projeto Manoel Alves para março de 2011; a retomada do Projeto Sampaio, que deverá custar mais de R$ 100 milhões; o Projeto Formoso e a construção da ponte sobre o Rio Tocantins.

O Projeto de Irrigação São João está localizado no município de Porto Nacional, às margens da TO-050. Na área residem 376 famílias, distribuídas entre pequenos produtores e empresários agrícolas. Segundo o secretário estadual de Recursos Hídricos, Clemente Barros Neto, no projeto foram investidos 90 milhões de reais e a vocação definida pelo centro de pesquisa do próprio projeto, recaiu sobre a produção de limão taiti, melão, maracujá, goiaba e banana do tipo prata, nanica e maçã.

Comenda Grão Cruz

O governador Carlos Henrique Gaguim entregou ao Ministro da Integração Nacional, João Santana, a Comenda Grão Cruz, logo após o descerramento da placa inaugural da estação pressurizadora. “Estive em Brasília 11 vezes com o presidente Lula e mais de 70 vezes com o Ministro João Santana, reivindicando, cobrando apoio ao Tocantins, a partir de agora ele é um amigo do Tocantins”. O ministro atribuiu homenagem mais à amizade e pediu para o Tocantins continuar buscando o apoio do Governo Federal.

Fonte: Secom