Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação
  • Ruiter Luiz Andrade Pádua
  • Rodolfo Botelho

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 21, o anúncio de mais 6 nomes para compor o secretariado do novo governo Siqueira Campos (PSDB) que inicia no dia primeiro de janeiro.

Compondo a mesa de apresentação, além do porta-voz e os novos nomes anunciados, estavam presentes os secretários Jaime Café, Ernane Siqueira e o Coronel Marielton Francisco dos Santos

Foram anunciados na manhã desta terça, os sub-secretários que auxiliarão o prefeito de Lagoa da Confusão, Jaime Café, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Social.

Dentre as novas sub-secretarias anunciadas na pasta agrícola do Estado, estão a executiva, que fica a encargo de Ruiter Luiz Andrade Pádua; a de assentamentos, com Rodolfo de Costa Botelho e a sub-secretaria da produção sucroalcooleira – que, de acordo com o porta-voz do governo, Sandro Petrilli, irá auxiliar na produção de cana-de-açúcar, para fabricação de etanol e açúcar. Por esta última, ficou responsável, Mauro Medeiros de Moura.

Já na pasta do turismo, foi anunciado o nome do novo sub-secretário de turismo, Lúcio Flávio Marini Adorno, que irá acumular a função de presidente da Adtur. A sub-secretaria irá auxiliar a nova pasta criada com o nome de Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, que ficou a encargo do presidente regional do PSDB, Ernane Siqueira.

Habitação

Outra pasta definida pelo governo Siqueira Campos nesta manhã foi a da Habitação. Como novo secretário responsável pelo setor, no Estado, ficou com o bacharel em turismo, Igor Avelino, que destacou, em entrevista, que frisou a casa própria para as famílias carentes no Estado. “Cabe ao Estado diagnosticar o déficit habitacional e definir quais as famílias que necessitam dessas casas”, informou.

Durante sua entrevista, o novo secretário destacou que pretende buscar parcerias para sanar os problemas de déficit habitacional. “Nós vamos buscar parcerias com as prefeituras para sanar os problemas de déficit habitacional e das invasões de áreas urbanas”, completou.

Desenvolvimento Sustentável

Na ocasião, foi criada, ainda mais uma nova pasta pelo governo Siqueira Campos. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável foi anunciada, tendo à sua frente o engenheiro agrônomo Divaldo Rezende.

Em seu primeiro pronunciamento, o secretário frisou a necessidade de se tratar do desenvolvimento do Estado conjugado com a preservação do meio ambiente. Como primeira ação a ser tomada, o novo secretário frisou uma parceria com o Naturatins para agilizar os processos de licenças ambientais. “Sem perder a qualidade na fiscalização e na medição dos impactos”, destacou.

Igor Avelino – Secretario da Habitação

Igor Pugliese Avelino tem 39 anos, é bacharel em turismo pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília, também é formado em língua inglesa pelo Colégio Australiano de Inglês, em Sidney, Austrália. Igor foi Secretário Estadual de Assuntos Estratégicos, também de Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Turístico. Foi Deputado Federal no período de 1999 a 2003, compondo as Comissões de Constituição e Justiça, Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização, Comissão Agricultura e Política Rural, Comissão de Viação e Transporte e comissão de Direitos Humanos.

Lucio Flavio Marini Adorno – Subsecretário de Turismo e Presidente da ADTUR

Lucio Flavo Marini Adorno tem 42 anos, é bacharel em Geografia, pela Unesp, Mestre em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental , Doutor em Gestão e Ordenamento Territorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Estratégias de Turismo Sustentável da Universidade Federal do Tocantins, Presidente do Fórum Estadual de Turismo, Diretor da Agência de Desenvolvimento Turístico da Amazônia.

Mauro Medeiros de Moura – Subsecretário da Produção Sucroalcooleira

Tem 53 anos, é engenheiro agrônomo, com mestrado em Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar. Foi pesquisador do Planalsúcar, foi delegado federal da Agricultura no Estado do Tocantins e diretor-presidente da Usina Agreste (SP). É fiscal federal agropecuário e professor de pós-graduação das Unitins.

Ruiter Luiz Andrade Pádua – Subsecretário executivo da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Tem 62 anos, natural de Prata (MG). Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão de Cooperativas. Foi presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins, membro do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e atual presidente da Cooperativa Agropecuária Tocantinense (Coopernorte/Paraíso).

Divaldo Rezende – Secretário de Desenvolvimento Sustentável

Divaldo Rezende tem 45 anos é Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui Mestrado em Políticas Ambientais e Recursos Rurais na Universidade de Londres – WYE College e é PhD na Universidade de Aveiro, Portugal.

Possui vasta experiência em planejamento ambiental, mudanças climáticas, recursos hídricos, sequestro de carbono e desenvolvimento sustentável. Durante seus 25 anos de experiência atuou como consultor para diversos organizações multilaterais, governos e setor privado, como o Banco Mundial, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), BID (Banco Inter-Americano de Desenvolvimento), Ministério das Minas e Energias, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente. Coordenou as atividades da CantorCO2e, broker global do mercado de carbono, no mercado brasileiro, além de outros países na América Latina, focando em oportunidades de geração e negociação de créditos de carbono no mercado voluntario e regulado, serviços de match-making entre investidores estrangeiros e oportunidades locais, além de soluções inovadoras voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Rodolfo Costa Botelho – Subsecretário dos Assentamentos

Tem 57 anos, natural de Santana do Araguaia (PA). Formado no curso técnico em Edificações. É desenhista-projetista e empresário. Foi prefeito de Divinópolis por dois mandatos. Foi premiado pela CMN como o gestor de melhor desempenho no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão do Estado do Tocantins em 2008.