Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Pelo segundo ano consecutivo os terreiros de umbanda e candomblé de Porto Nacional festejarão o primeiro dia do ano fazendo suas oferendas a Iemanjá nas águas do lago da UHE Lajeado. A programação iniciará ás 15 horas em frente à Catedral Nossa Senhora das Mercês de onde farão uma caminhada com cantos e batuques afros específicos à religião de matriz africana até o porto da rampa que fica ao sul da orla de Porto Nacional.

Yemanjá, cujo nome deriva de Yeye oman ejá, “mãe cujos filhos são peixes”, é o orixá dos egbás, uma nação Yorubá estabelecida no passado na região de Ibadan, onde existe ainda o rio Yemanjá.

Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por Dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no sincrestismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta.

Os terreiros de umbanda e Candomblés de Porto Nacional, sempre se manifestaram a cada 1° dia do ano, porém, em locais afastados dos olhos da sociedade portuense, com receios de atos de intolerância religiosas.

Somente a partir de 2010, com a atuação do GRUCONTO – Grupo de Consciência Negra do Tocantins em procurar visibilizar esta prática cultural e religiosa deste seguimento social religioso em Porto Nacional, os terreiros locais se mobilizaram e realizaram esta ação publicamente na Avenida Beira Rio. Em 1° de janeiro de 2011, será a segunda oferenda, no mesmo local.

O cortejo será acompanhado além dos membros dos terreiros, por capoeiristas com batuques e jogos de capoeira e a população que se fizer presente.