Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação 150 escolas de iniciação esportiva foram implantadas, segundo secretário Antônio de Pádua 150 escolas de iniciação esportiva foram implantadas, segundo secretário Antônio de Pádua

O Tocantins sai da primeira década do século com grandes desafios na área esportiva. Os dois grandes eventos esportivos mundiais, que serão realizados no Brasil, pretendem dar um salto de qualidade da infra-estrutura do País e o Estado não vai ficar fora disso.

Um plano de modernização foi criado com a intenção de colocar o Tocantins no hall das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Além da infra-estrutura, o objetivo é colaborar com a formação de atletas de alto rendimento nas estruturas esportivas do Estado. Esse ano, cerca de 150 escolas de iniciação esportiva foram implantadas para incentivar a prática entre jovens e crianças. “São essas crianças que garantirão o sucesso do Tocantins nas competições”, ressalta o secretario Antônio de Pádua Soares Marques.

Além das escolinhas, o incentivo a realização de eventos esportivos foi um dos trabalhos realizados pela Secretaria Estadual dos Esportes (Sespo). “O esporte não é apenas uma ferramenta física, ele é capaz de transformar o cidadão, já que usa técnicas multidisciplinares. Ele é ferramenta física, de saúde e principalmente de educação”, falou o secretário.

A nova década promete grandes índices de crescimento para o setor esportivo, por isso a Secretaria do Esporte termina 2010 e a gestão do governador Carlos Henrique Gaguim, com um estoque completo de material esportivo, suficiente para suprir as necessidades da pasta durante os quatro primeiros meses do ano. Os itens são variados, vão desde bolas de todas as modalidades, redes, jogos de camisa, troféus e medalhas até súmulas. “Esse é um material suficiente para apoiar os eventos esportivos que serão realizados antes da efetivação das licitações”, explica o diretor de Esporte, Gilberto Rodrigues.

Ao todo são 3 mil e 333 unidades. Os materiais estão estocados em local seguro e livre de ocorrências naturais e de ações humanas. Os itens são suficientes para cumprir, durante os primeiros meses da nova gestão, a missão da Sespo de “fomentar e desenvolver ações que visem fortalecer a prática esportiva em todo território Tocantinense, através das diversas modalidades esportivas. (definição de acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado do Tocantins do dia 26 de Novembro de 2009, página 1)”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sespo