Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras – To). Manoel Pereira de Miranda encaminhou ofício ao governador Siqueira Campos (PSDB) solicitando que sejam mantidos os empregos dos servidores comissionados pioneiro do Tocantins.

Segundo ele, desde a criação do nosso Estado, um grupo de servidores tem trabalhado incansavelmente em prol da população e em razão destes préstimos estes servidores receberam o titulo de Pioneiros do Tocantins, título esse concedido pelo atual governador Siqueira Campos (PSDB), em outro período que ocupou a cadeira maior do executivo estadual.

Miranda explica que, desde aquela época, tais servidores estão aguardando a efetivação deste reconhecimento, o que ainda não se deu. “Durante todos estes 21 anos apenas o emprego destes bravos companheiros foram preservado”.

Entretanto, no atual momento estes servidores da saúde correm o risco de perder aquele único reconhecimento pelo pioneirismo, que é seu emprego, uma vez que os mesmos não são concursados.

Por este motivo a diretoria do Sintras encaminhou ao governador esta solicitação relatando a possível demissão desses servidores, o que poderá acarretar conflitos jurídicos e sociais, haja vista que os mesmos não mais terão oportunidades de trabalho, dada a avançada idade.

No documento o presidente do Sintras solicita a manutenção do direito e a garantia de permanência destes pioneiros em seus postos de trabalho, em seus respectivos cargos, até mesmo por questões humanitárias.

Em anexo ao documento foi enviado lista com nomes dos pioneiros da Saúde e solicitação de um análise do setor de Recursos Humanos, verificando qual desses servidores ainda estão laborando no Estado do Tocantins, ou se falta alguns nomes para que os mesmos continuem na ativa e não percam seus direitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sintras