Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na segunda-feira, 10, o inicio das atividades do Projeto Pedro Afonso Mais Saúde, que visa oferecer a pessoa idosa com problemas de hipertensão e diabetes a prática de exercícios físicos além de acompanhamento médico diário.

Para facilitar a participação de todos a coordenação do projeto optou por dividir os idosos em três grupos nas principais praças da cidade para a realização das atividades previstas no projeto.

Na segunda-feira, 10, os idosos se concentraram na Praça do Farol (antigo porto da balsa), para realizar alongamentos e uma pequena caminhada de 15 minutos. Já na quarta-feira, 12, os idosos se reuniram na Praça do setor Maria Galvão, onde foram realizadas as mesmas atividades.

Na quinta-feira, 13, foi a vez do 3º grupo de idosos se reunirem na Praça Cel. Lysias Rodrigues para realização das atividades físicas.

No inicio de cada atividade é feita a medição da pressão de todos os participantes, além do acompanhamento continuo de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e de um professor de educação física.

Segundo prefeito Julhão, ações desse tipo causam impactos positivos na população, estabelecendo relações de respeito nas famílias, pois a cada mobilização, conseguimos alertar a sociedade sobre a valorização da pessoa idosa. “Isso poderá se refletir principalmente no ambiente doméstico, fazendo com que a sociedade passe a se tornar mais responsável no cuidado com a pessoa idosa”, ressaltou.

Reflexos

Além de proporcionar maior qualidade de vida aos idosos, a caminhada na terceira idade é um momento de integração e conscientização de que os idosos são capazes de desenvolver atividades físicas, porque além de elevar a auto-estima, eles podem aplicar os exercícios no dia-a-dia.

A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças, como a hipertensão, e reduzir o consumo de remédios. Outro fator fundamental é a avaliação da saúde das pessoas com mais de 55 anos de idade. Estudos mostram que pelo menos 70% (setenta por cento) deles têm algum problema de saúde e a caminhada pode ser uma grande aliada do tratamento.

Além da prática de caminhada durante a semana os idosos também terão a oportunidade de praticar hidroginástica nas piscinas montadas nas duas Unidades de Saúde que serão inauguradas no município.

Todos esses investimentos que proporcionam uma melhora no modo de vida dos idosos, são reflexos do compromisso da atual administração em levar benefícios que realmente atendam aos anseios e necessidades da população, buscando assim a melhora no bem estar físico de todos.

Fonte: Ascom prefeitura Pedro Afonso