Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na tarde de ontem, segunda-feira, 17, foi realizada a primeira reunião para discutir sobre a Agrotins 2011. A reunião aconteceu no Centro de Tecnologia Agropecuária (Agrotins), em Palmas, e conduzida pelo secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café.

O tema deste ano ainda está sendo discutido, mas o período da feira foi definido: 10 a 14 de maio, data já aprovada pelo governador Siqueira Campos.

Na reunião o secretário destacou a importância da parceria e da união de todos os envolvidos no processo de instalação da Agrotins, de identificar as ações que venham melhorar as apresentações dos trabalhos como um todo, evitando assim alguns entraves de última hora. “A nossa intenção é tornar a Agrotins mais atrativa, com novidades nas áreas de energia limpa, silvicultura, tecnologias, agricultura familiar, aquicultura e pesca, entre outros”, comentou Café, acrescentando que a política adotada pelo governador é que haja compromisso, interação com as outras instituições e que, além da transferência de tecnologias, a Agrotins tenha ações práticas, que beneficie diretamente os milhares de produtores rurais que vêm em busca de conhecimentos e novidades para o setor rural.

O secretário destacou ainda a participação efetiva das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, empresas ligadas ao setor, escolas técnicas e agrícolas e entidades financeiras como Banco do Brasil, Amazônia, dentre outras instituições. A divulgação dentro e fora do Estado foi outro assunto discutido durante a reunião.

De acordo com o subsecretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter de Pádua, a divulgação deve ser reforçada, tanto para os investidores, expositores e agricultores. “O sucesso da Agrotins está ligado com a divulgação do evento. Devemos reforçar essa divulgação, principalmente no setor agropecuário por ser a maior economia do Estado”.

Para o presidente do Ruraltins, Olímpio Mascarenhas, que participou da implantação da primeira Agrotins, a feira é uma oportunidade importantíssima que os agricultores têm para ampliar seus conhecimentos e terem acesso às tecnologias. “Este ano vamos trabalhar de forma estratégica para que os agricultores tenham mais facilidades em conhecer as novidades, participarem de cursos de qualificação. A vitrine da agricultura familiar vem com muitas novidades e também será um dos destaques da Agrotins 2011”, comentou Mascarenhas.

A reunião contou com a participação do subsecretário de Produção de Energia Limpa, Ailton Parente Araujo; da subsecretária de Aquicultura e Pesca, Miyuk Hyashida; do presidente do Ruraltins, Olímpio Mascarenhas dos Reis; do presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz; representante do Banco do Brasil e de empresas.

Fonte: Secom