Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues

Com o interesse de investir no plantio e industrialização de sementes de grãos, o empresário Moacir Antônio Tomazetti, do Estado do Mato Grosso, foi recebido em audiência pelo governador Siqueira Campos na tarde desta segunda-feira, 24.

A Sementes Tomazetti começou a produzir em 1994 e há cinco anos investe na industrialização e comercialização de sementes de soja, arroz, milho e feijão nas variedades carioca, preto e caupi. O produto de maior mercado da empresa é o feijão Caupi, mais conhecido como Feijão de Corda exportado para países da África.

O empresário explicou que busca parcerias para o empreendimento e preferiu não adiantar o montante necessário para o investimento, mas adiantou que o projeto, sendo concretizado, será executado em uma área de 10 mil hectares. “Nós viemos ao Tocantins para ver com o governador Siqueira Campos se o governo pode apoiar este empreendimento e também para buscar parceiros, pois trata-se de um grande projeto com tecnologia avançada para produção de alimento. O Tocantins tem áreas agricultáveis da melhor qualidade e com potencial hídrico bastante satisfatório, uma vez que trabalhamos com irrigação”, afirmou Tomazetti.

O governador disse ao empresário que “o Estado tem todo interesse em apoiar projetos como este que promovam o desenvolvimento da região com a movimentação da economia, geração de emprego e capacitação de trabalhadores. Há interesse do governo principalmente porque a população será a maior beneficiada”, disse.

Siqueira Campos elogiou a atuação da empresa em países africanos com a produção de alimentos. Na última semana, a Sementes Tomazetti exportou para o Sudão um container com dez toneladas de sementes de feijão Caupi e um pivô para irrigação, a fim de incentivar o plantio e a produção de alimento para aquele país.

Segundo Moacir Tomazetti, atualmente a Índia é o maior comprador de feijão Caupi e importa o excedente da China, seguida do Egito, Turquia e de Israel.

Fonte: Secom