Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Tocantins celebra um grande avanço no setor agropecuário:a primeira movimentação de rebanho, depois de ser extinta a Zona Tampão, para áreas com reconhecimento internacional livre de febre aftosa com vacinação. O transporte vai ocorrer neste domingo, 30, em Barra do Ouro, a 467 km de Palmas, região Nordeste do Estado. Aproximadamente 11 carretas com mais de 200 bovinos seguirão para o abate em um frigorífico na cidade de Nova Olinda, região Norte do Tocantins.

O presidente da Adapec- Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, afirma que este é o inicio de novas oportunidades comerciais para o agronegócio tocantinense e principalmente para os produtores rurais desta região. “É um orgulho testemunhar in loco esse divisor de águas para esses municípios que, a partir de agora, terão um gado valorizado e sua economia impulsionada”, enfatiza acrescentando que o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, também vai acompanhar o embarque.

Desde a última terça-feira, 25, os produtores rurais dos municípios Barra do ouro, Campos Lindos, Goiatins, Lizarda, Mateiros, Recursolândia e São Felix do Tocantins podem comercializar os animais para outras áreas, internacionalmente reconhecidas livre de febre aftosa com vacinação. Para tanto, é necessário que o produtor comunique à Adapec que enviará para a Unidade Central um requerimento de autorização para o ingresso desses animais com uma antecedência de 72 horas.

Após ser confirmada a autorização, a unidade local emitirá a GTA- Guia de Trânsito Animal junto com um formulário de rota de trânsito de animais na origem. É obrigatório que o rebanho passe por uma das sete barreiras fixas sanitárias localizadas na divisa da Zona Tampão, para que os fiscais averigúem as informações e repassem ao escritório de destino da carga. As barreiras fixas estão localizadas nos municípios de Novo Acordo; Mateiros; Lizarda; Recursolândia, Palmeirante, Itacajá e Barra do Ouro.

Fonte: Assessoria de imprensa Adapec