Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No primeiro dia “D” da leitura de 2011 duas escolas estaduais de Palmas resolveram aproveitar a data para realizar a entrega dos livros didáticos. Este ano serão distribuídos 180 mil livros para os alunos da rede estadual de ensino.

Os alunos da Escola Estadual Vila União, além de receber os livros didáticos, participaram de uma programação voltada para o incentivo à leitura. Pela manhã foi apresentado um vídeo sobre a importância do habito de Ler e durante todo o dia os estudantes podem participar da oficina “Como encapar os livros didáticos” que visa à conservação dos exemplares.

A diretora da escola, Cleizenir dos Santos, explicou que a escolha da data foi estratégica. “Esta semana fizemos uma reunião com os pais para apresentar os livros e pensamos que não haveria dia melhor para a entrega”. Segundo ela, durante todo o ano os alunos participarão ainda da ação “Melhor leitor de 2011”, que objetiva despertar nos estudantes o prazer pela leitura.

Para Deuzuíte Cunha, que tem dois filhos matriculados na escola, a distribuição gratuita faz toda a diferença: “Receber esses livros é muito importante na educação dos meus filhos, porque muitas pessoas como eu não tem condição de comprar”.

Esse ano além dos livros de português, matemática, ciências, geografia e história, serão entregues também exemplares de Língua Inglesa e Espanhola. A aluna Cynthia Martins, que cursa o 9° ano, está empolgada com a novidade: “Com este livro vai ficar bem mais fácil aprender inglês e também tem o DVD que podemos assistir e estudar em casa”.

À tarde, a partir nas 14h é a vez da Escola Estadual São José, entregar os livros. Serão realizadas ainda duas palestras sobre a importância da leitura com o estudante de Pedagogia da UFT, Márcio Frota e a psicóloga Vera Aparecida Benedito.

Os livros didáticos são distribuídos pelo governo federal, por meio do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação via PNLD - Programa Nacional do Livro Didático e PNLEM – Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio e serão utilizados por três anos consecutivos com exceção dos livros de Língua Inglesa e Espanhol, que ficarão com os alunos.

Fonte: Ascom Seduc