Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Na tarde desta sexta-feira, 18, a Prefeitura de Colinas do Tocantins através das Secretarias de Saúde e Educação e Cultura lançou o projeto Selo Escola Livre da Dengue. O evento aconteceu na Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas – FIESC e contou com a presença de diretores de escolas públicas, privadas e conveniadas e várias autoridades.

O projeto Selo Escola Livre da Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Colinas que busca mobilizar toda a sociedade colinense no combate a Dengue. O objetivo deste projeto é incluir as escolas públicas, privadas e conveniadas de Colinas no Programa Municipal de Prevenção e Combate à Dengue.

Para o prefeito José Santana Neto é primordial incentivar a comunidade estudantil a atuar como fiscais e agentes promotores da prevenção e do combate a Dengue. “Os profissionais de educação e os estudantes levarão informações à sociedade, esclarecendo sobre os perigos da doença à saúde. Estamos formando multiplicadores das ações de prevenção e combate à Dengue”, comenta o prefeito.

O Selo Escola Livre da Dengue consiste numa competição semestral, com premiação para as escolas que tiverem maior pontuação nas ações de combate, orientação e prevenção à Dengue. Serão premiados os três primeiros lugares com um netbook, uma câmera fotográfica e um aparelho de DVD, respectivamente. Além disso, as premiadas receberão o certificado de Escola Livre da Dengue. As demais participantes receberão o certificado de Escola Promotora de Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Odaléa Sarmento, as escolas ao participarem deste projeto estão cumprindo sua função social. “Queremos ver nossas escolas atuando no entorno de sua localização e assim contribuindo para com a saúde de nossa comunidade”, esclareceu a professora.

O presidente da Câmara de Colinas, vereador Professor José Laureano Júnior parabenizou a prefeitura pela iniciativa e colocou à Câmara a disposição. Para ele, o trabalho de conscientização do cidadão sobre a importância de prevenir e combater a Dengue tem sido uma das tarefas mais difíceis que o poder público enfrenta. “Agora, com nossos educadores atuando nesta missão, temos a certeza, de que os estudantes irão influenciar os pais, e assim, veremos mudanças de hábitos e consequentemente uma Colinas livre da Dengue”, explicou o vereador.

“Façam das nossas crianças os agentes mirins de saúde”, essa foi o recado da primeira-dama do de Colinas, Agneuda Santana para os diretores das escolas no lançamento do projeto Selo Escola Livre da Dengue. Para Agneuda, as crianças irão conquistar os pais a serem mais vigilantes na prevenção e combate à Dengue. “Como mãe sei o quanto nossos filhos nos influenciam com o que aprendem na escola. Nosso projeto irá promover uma melhoria na qualidade de vida de nossa comunidade”.

Avaliação

As ações das escolas participantes serão avaliadas em duas categorias, sendo elas: atividades internas e atividades externas, sempre observando os critérios estabelecidos no Edital nº002/2011.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Colinas