Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes das secretarias da Fazenda, Administração, Trabalho e Ação Social, Agência de Fomento, Jucetins, Plansaúde, Banco do Brasil, Prodivino, Saneatins, Detran-TO, Celtins e Igeprev se reuniram nesta terça-feira, 22, com o o subsecretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública do Governo do Tocantins, Graciano dos Santos Neto, para discutirem o novo formato do “É Pra Já”, que é um centro de unificação de vários serviços públicos e institucionais no formato do Vapt-Vupt, do governo de Goiás, e do “Poupa-Tempo”, do governo do Estado de São Paulo.

Graciano Neto apresentou as diretrizes de modernização do atendimento ao público e enfatizou a necessidade de centralizar os vários serviços num só lugar através dos “É Prá Já”, que já foi implantando experimentalmente há dois anos em Gurupi e Araguaina, porém suas atividades foram suspensas temporariamente pela nova administração estadual para reestruturação e adequação desses centros de atendimento, que devem voltar a funcionar em novo formato.

O projeto de modernização da administração pública, a cargo da Seplan e sob a responsabilidade do subsecretário Graciano Neto, inclui estudos, planejamento e reformulação dos “É Prá Já”, que devem ganhar nova roupagem para atender melhor a população, e talvez futuramente até um novo nome. Neto disse que para atender melhor aos usuários dos serviços públicos em todo o Estado será preciso implantar de 15 a 20 unidades do “É Prá Já”, entretanto adiantou que o custo de cada unidade em grandes cidades como Palmas, Araguaina e Gurupi, devem ficar na casa de 6 a 7 milhões de reais.

A ideia de Graciano Neto é trabalhar com as PPPs - Parcerias Público-Privadas, abrindo licitação para que a iniciativa privada possa explorar os serviços dos “É Pra Já”. Desta forma futuramente não haveria investimento de dinheiro público para a implantação desses centros de atendimento. O subsecretário disse que até outubro deste ano quer que o projeto de licitação para exploração dos “É Pra Já” já esteja pronto.

Fonte:Ascom/Seplan