Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Arnaldo Alves Nunes, reafirmou o compromisso da atual gestão com os municípios do Tocantins na área de saúde pública. A afirmação foi feita ontem, terça-feira, 22, durante a primeira reunião ordinária da CIB – Comissão Intergestores Bipartite.

Na reunião foi deliberada a pauta construída há vinte dias com solicitações relativas a aspectos operacionais do processo de descentralização das ações e serviços de saúde no Estado.

A assembleia foi acompanhada por um público expressivo onde estavam representados, na mesa de pactuação, todos os 15 colegiados regionais de saúde. A reunião também contou com a presença de técnicos e gestores municipais, além do secretário de Estado da Saúde e presidente da Comissão, Arnaldo Alves Nunes, que presidiu e coordenou os processos de pactuações.

Entre as principais pactuações apresentadas foram destaques a homologação da adesão de mais 78 municípios ao PSE – Programa Saúde na Escola, totalizando 103 já aderidos. Também foi homologada a ordem de serviço da construção de unidades básicas de saúde para os municípios de Fortaleza do Tabocão, Guaraí e Taguatinga, além da ordem para início de serviço da UPA - Unidade de Pronto Atendimento em Porto Nacional.

Também foi destaque a pactuação e aprovação da pactuação interestadual entre o Estado do Tocantins e o município de Goiânia (GO), relativo ao TFD - Tratamento Fora Domicílio.

Extraordinária

Durante a reunião extraordinária, que aconteceu pela manhã, o presidente da CIB deu boas vindas a todos, especialmente aos novos membros do Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde e demais novos membros e técnicos do Estado que irão integrar a plenária da Comissão. Arnaldo Nunes reafirmou o interesse e o compromisso da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde com os municípios e ressaltou a importância de se desenvolver o trabalho em conjunto (Estado e municípios).

Em sua fala, Arnaldo também destacou a necessidade de ações que mobilizem o “grupo” de forma mais efetiva, o que chamou de “ações nucleadoras”. Assegurou o compromisso de fortalecer os colegiados com ações mais concretas, levando investimentos e buscando novas parcerias. Ao final, reafirmou a participação ativa do Estado na busca por mais agilidade dos serviços e, com isso, colocou à disposição dos municípios todas as áreas técnicas estaduais da Sesau.

Na ocasião, o Cosems, representado por seu presidente, Eduardo Medrado, reforçou a fala de Arnaldo, frisando a importância do trabalho em equipe nas decisões junto à CIB.