Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A partir de Março, pacientes hipertensos e diabéticos de Paraíso do Tocantins passarão a receber medicamentos prescritos nas farmácias conveniadas com a Farmácia Popular do Brasil. Os medicamentos, num total de 14, são distribuídos pelo Governo Federal por meio do programa Hiperdia, um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus e que, em Paraíso, é organizado e realizado pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre a Farmácia Popular do Brasil, Paraíso já conta com uma unidade instalada no mercado municipal e outras 4 da rede privada já estão sendo conveniadas com o programa Governo Federal. Segundo informações do secretário Manoel Pinho, em Paraíso as farmácias da rede privada identificadas por “Aqui tem Farmácia Popular" e que farão a distribuição gratuita dos remédios para o tratamento de hipertensão e diabetes serão a Rey Droga e Tocantins no centro, Vida Longa no setor oeste e uma no setor Pouso Alegre. Ainda de acordo com Pinho, “outras farmácias que quiserem aderir aos programas Farmácia Popular do Brasil e Hiperdia podem fazer isso a qualquer momento via Ministério da Saúde e passar, então, a distribuir os medicamentos contra hipertensão e a diabetes”, esclareceu. O secretário municipal de saúde também alertou que os medicamentos só poderão ser entregues aos pacientes mediante receita médica.

Outros medicamentos

Recentemente, a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo a uma norma e determinação do Ministério da Saúde informou que os medicamentos distribuídos pela rede pública municipal passaram a acontecer apenas nos postos aonde existe a figura do profissional farmacêutico para maior e melhor controle da distribuição. Dessa forma, os locais para retirada de medicamentos via prescrição médica (receita) são a Policlínica, o Sesp e na própria sede da Secretaria de Saúde do Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Paraiso do Tocantins