Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O reitor da UnitinsFundação Universidade do Tocantins, Joaber Divino Macedo, acompanhado do pró-reitor de Graduação, Geraldo da Silva Gomes, tiveram agenda de trabalho, em Brasília, onde defenderam interesses da instituição. Em linhas gerais, Joaber se mostrou satisfeito com as conversas que teve em diversos órgãos, mas adiantou que a Unitins tem um longo caminho a percorrer para conseguir se posicionar como uma instituição fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado.

A primeira reunião foi na Diretoria de Educação a Distância, no Ministério da Educação, onde reitor e pró-reitor foram recebidos pelo diretor Hélio Chaves. A equipe da Unitins apresentou relatórios relativos ao andamento dos cursos na modalidade a distância, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil e o programa de estágios no Curso de Serviço Social.

Em seguida, foi realizada visita técnica ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, onde reitor teve a oportunidade de verificar o andamento dos processos para captação de verbas de custeio e construção do Campus da Unitins, em Palmas. O processo de construção do Campus precisa ser reavaliado quanto à estrutura física. “Esso já está sendo providenciado para envio imediato ao FNDE”, comunicou o reitor.

Fez parte da agenda também encontro com os representantes da Secretaria de Relações Interinstitucionais do Tocantins em Brasília. O reitor se mostrou satisfeito com o apoio estabelecido às questões referentes à Unitins, com acompanhamento dos processos da universidade junto ao FNDE.

Por fim, a missão de trabalho da Unitins participou de reunião da Abruem – Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. A pauta de discussões versou sobre a formação de Câmaras Setoriais para estudos e suporte teórico e metodológico para a Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão aos expedientes para estabelecer serviço de intercâmbio e cooperação internacional.

Na eleição para composição das Câmaras da Abruem, a Unitins passou a representar a região Norte na Câmara de Extensão. Também foram discutidos assuntos de intercâmbio e cooperação internacional com Izabel Cristina Takitane, responsável pelos programas de intercâmbio de alunos de graduação, em especial, dos cursos de Agronomia para universidades estadunidenses, holandesas e francesas.

Fonte: Secom