Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti

Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti Foto: Lia Mara/Secom

Foto: Lia Mara/Secom Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti

Durante o evento de lançamento das obras da sede da Embrapa Pesca e Aqüicultura no Tocantins, o governador Siqueira Campos também destacou a importância da instalação da unidade para o combate à fome e a mudança de hábito alimentar da população tocantinense. Segundo ele, o Tocantins não pode continuar um “estado tão rico e exuberante, de potencialidade grande potencialidade, com terras e braços ociosos”.

“Nada melhor que a pesca apoiada por governos atuantes, para fazer as mudanças que procuramos”, disse o governador, acrescentando que sem pesquisa não é possível aplacar a fome que assola 16% da população que não tem o que comer e 36% que passa fome parcialmente.

A redução da fome através do cultivo de peixe, destacada por Siqueira Campos, foi reafirmada pela ministra de Pesca e Aqüicultura Ideli Savatti, que disse ser totalmente possível uma grande redução no valor do pescado ao consumidor final, através de uma produção em grande escala. “Temos toda capacidade para produzir muito e com isso, não tenho dúvida que em pouco tempo teremos no Tocantins e em todo o Brasil, peixes vendidos a preços mais baratos que o valor das aves”, afirmou.

Mudanças de hábitos

A mudança de hábito alimentar, também foi citada pela senadora Kátia Abreu. “Ao elaborar seu plano de Governo, o governador Siqueira Campos já inseria a mudança de hábito alimentar da população, para a inserção do peixe na merenda escolar e hoje estamos dando mais um grande passo para a realização deste sonho”, disse.

A vantagem nutritiva do peixe foi alegada por todos, pois o mesmo tem valores baixos de ácidos graxos saturados, grande quantidade de ômega 3, vitaminas e minerais, é rico em aminoácidos essenciais e proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior ao de carnes vermelhas como as de boi e porco. Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

Fonte:Secom