Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Uma equipe composta por fiscais do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e agentes da Cipama - Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental está há oito semanas na região norte do Estado para acompanhar e fiscalizar os trabalhos de enchimento do Rio Tocantins para a formação do Lago que vai compor a Usina Hidrelétrica Estreito – UHE Estreito.

A medida é uma determinação do Ministério Publico para a concessão de licença ambiental para o CESTE - Consórcio Estreito Energia, responsável pela implantação, construção e operação da Usina Hidrelétrica Estreito – UHE Estreito.

Para a execução dos trabalhos, a equipe, composta por oito fiscais e oito agentes policiais, se divide em quatro grupos baseados em Babaçulândia, Filadélfia, Tocantinópolis e Aguiarnópolis. O trabalho consiste na fiscalização fluvial e terrestre nos municípios de influência do reservatório, com o objetivo de coibir a caça e pesca predatória, e o tráfico de animais silvestres.

Dentre os resultados do trabalho destacam-se o recolhimento de 205 metros de redes malhadeiras de tamanhos diversos, 06 linhadas, duas espingardas calibre 36, uma espingarda de fabricação artesanal e seis papagaios.

Conforme relatório semanal apresentado, também foram realizadas atividades educativas junto aos condutores de embarcações e moradores ribeirinhos, incluindo a distribuição de material informativo fornecido pelo Consórcio Estreito Energia – CESTE, contendo informações e/ou orientações referentes ao período de enchimento do reservatório da usina, sobretudo das restrições de pesca durante o período de defeso (piracema).

As ações de fiscalização e educação ambiental acontecem nos municípios de Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Palmeiras, Babaçulândia, Filadélfia, Barra do Ouro, Palmeirante, Tupiratins e Itapiratins, os quais serão direta ou indiretamente impactados pelo reservatório da usina da UHE de Estreito.

UHE Estreito

A Usina de Estreito está localizada na região Norte do Brasil, no rio Tocantins, na divisa dos estados do Tocantins e Maranhão, nos municípios de Estreito (MA), Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins (TO). A UHE Estreito está situada a 130 km da cidade de Imperatriz (MA), 766 km de São Luís (MA) e 513 km de Palmas (TO).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Naturatins