Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O senador João Ribeiro (PR) participou na manhã desta segunda-feira, 28, os 22 anos de fundação da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), que conta ainda com as presenças da deputada estadual Luana Ribeiro (PR), dos deputados federais Irajá Abreu (DEM) e Eduardo Gomes (PSDB), dos senadores Vicentinho Alves (PR) e Kátia Abreu (DEM), e do governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos (PSDB).

No evento, foram lançados diversos projetos que devem marcar a gestão de Manoel Silvino (PR) no biênio 2011-2012, como a Galeria Cultural Exposição de Artes, a Feira dos Municípios, a Revista Municípios, a Congresso Seminário, aAssessoria Internacional da ATM, o Ciclo Regionalizado de Capacitação e, de forma destacada o Prêmio de Inovação em Gestão Pública para Prefeitos e Acadêmicos.

O presidente da ATM, prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, disse em seu discurso que pretende focar a sua gestão à frente da entidade nas parcerias governamentais, órgãos e instituições, visando uma política de capacitação e qualificação dos agentes públicos municipais, além da contratação de técnicos especializados na elaboração de projetos com vistas a atrair recursos para os municípios.

Ao discursar, o governador Siqueira Campos, criticou o comportamento de alguns deputados estaduais oposicionistas que estariam impedindo as readequações propostas pelo Governo à LDO e à aprovação da LOA. O governador prometeu ser criterioso nos cálculos da distribuição dos recursos oriundos do ICMS, e que cobrará das empresas prestadores de serviço, principalmente as empreeteiras que tocam obras públicas, que paguem seus impostos nos municípios em que estejam trabalhando. "Aprendi que a intolerância não leva a nada. Mas sou também um homem de coragem. Por isso eu não vou deixar as prefeituras sem parceria com o governo, sejam eles de que partidos forem", declarou o governador Siqueira Campos.

A história da ATM

Fundada em 28 de fevereiro de 1989, na cidade de Miracema, então capital do Tocantins, com a finalidade de congregar e defender os interesses dos municípios associados, a entidade teve como seu primeiro presidente Manoel de Paula Bueno, na época prefeito de Guaraí. Hoje a ATM conta com 103 municípios filiados.

Desde a sua fundação, exceto a diretoria atual, oito presidentes já dirigiram a entidade.

Fonte: Assessoria de imprensa senador João Ribeiro