Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Senai Tocantins firmou na tarde desta terça-feira,1°, parceria com a Eurolatina, empresa responsável pela construção do Ecoporto de Praia Norte, e executora do projeto social Pequeno Marinheiro. Fazem parte também da parceria, o Serviço Social da Indústria - SESI Tocantins, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto e Secretaria da Indústria, Comércio e do Turismo do Estado do Tocantins.

O projeto social Pequeno Marinheiro é uma iniciativa do Ecoporto Praia Norte, e do Grupo Eurolatina, com a participação de empresários e instituições brasileiras e européias e que consiste em promover desenvolvimento sócio-ambiental sustentável na região do Bico do Papagaio e em Praia Norte.

A parceria, através do Projeto Pequeno Marinheiro, surgiu através da necessidade da qualificação de mão-de-obra nas atividades do Ecoporto Praia Norte.

Segundo a coordenadora de logística da empresa Eurolatina, Sandra Kramer, o projeto social será desenvolvido em uma área de 20.000 m², doada pela prefeitura do município. “O projeto e capacitações serão iniciados independentes do andamento da liberação da licença ambiental do Ibama. A parceria é de extrema importância para o projeto, pois o Senai é destaque no que tange a área de capacitação e qualificação de mão-de- obra. Acredito que essa parceria terá benefício mútuo”, ressalta a coordenadora.

Os cursos de capacitação serão realizados no CETEC de Araguaína, como afirma o diretor do Senai Regional, Marcus Fonseca. “O SENAI colocará toda a sua infraestrutura à disposição da empresa para que ela possa cumprir com a fase do empreendimento, desde o início da construção até a alteração do Porto em plena capacidade. É importante destacar que só vamos conseguir fazer isso graças à competência que o Senai acumulou ao longo dos anos, por meio do Senai Itinerante , que é exatamente desenvolver cursos de qualificação nas mais diferentes regiões do estado por meio de ações móveis”, afirma Fonseca.

De início, serão oferecidos cursos na área da construção civil, com carga horária de 180 horas. Os alunos que tiverem melhor desempenho serão contratados pela empresa, para trabalhar nas atividades de construção do Ecoporto de Praia Norte.

Cursos oferecidos

Auxiliar de Escritório em Geral, Eletricista de Manutenção,Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral, Mecânico de Manutenção de Veículos Automotores Gasolina/Álcool, Assistente de Produção Industrial, Costureiro Industrial, Eletricista de Instalações Prediais e Industriais, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletroeletrônica, Cozinha Industrial.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senai