Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Estado e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) deram mais um passo nos estudos para a concretização de convênios nas áreas tecnológicas e de capacitação de servidores. Na tarde desta sexta-feira, 11, o titular da Seagro, Jaime Café, recebeu o reitor da universidade, Allan Barbiero, para discutir a parceria, que visa proporcionar melhorias no setor produtivo do Estado.

Durante o encontro, o secretário Jaime Café afirmou ao reitor que a proposta será estudada. "O mais importante é oferecer condições para que, através da nossa estrutura, os produtores possam ter acesso a tecnologias, já que não é de hoje que a utilização da tecnologia no campo é imprescindível", disse.

Durante o encontro, o reitor da UFT, acompanhado de diretores da instituição, colocou à disposição da secretaria estruturas da universidade, como pesquisadores, laboratórios e cursos de capacitação para técnicos da pasta. "A universidade hoje é dotada de recursos que atendem perfeitamente a necessidade dos produtores e da secretaria em diversos setores como agricultura, pecuária, agroenergia. Temos, por exemplo, seis áreas de mestrado. O termo será analisado que contempla vários aspectos e esperados que essa parceria seja concretizada", disse.

O termo prevê ações voltadas ao cultivo e produção de cana-de-açúcar, pinhão manso, batata-doce, além de fitoterápicos e na área da pecuária.

O secretário-executivo da Seagro, Ruiter Pádua, expôs a necessidade de se criar grupos de trabalho para análise de temas como pesquisas, meteorologia, infraestrutura rural entre outros com intuito de evitar duplicidade de ações e perda de recursos.

De acordo com o diretor de sustentabilidade do agronegócio da Seagro, Corombert Leão de Oliveira, a discussão será intensificada, com o propósito de atender às demandas dos produtores. "Recebemos a proposta e fizemos demandas que serão analisadas pela universidade. O secretário se mostrou muito receptivo a aprofundarmos os estudos e discussões para que possamos melhorar a ideia", declarou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro