Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, os apaeanos de Palmas visitaram os departamentos do Sine - Sistema Nacional de Empregos na manhã desta segunda-feira, 21 para conhecer como funciona o órgão e também para mostrar um pouco do que eles sabem fazer.

Na oportunidade a subsecretária do Trabalho da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Mariza Sales falou a respeito do Programa Emprego Apoiado, que deve incentivar e aumentar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “A pessoa com síndrome de down, desde que tenha o apoio da família e o ambiente correto de trabalho respeitando as suas limitações, pode demonstrar ser um excelente empregado, por isso, a nossa intenção é mostrar ao empregador que ele pode contratar uma pessoa com deficiência”, enfatizou.

Segundo dados do ano de 2000 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são residentes no Tocantins mais de 178 mil pessoas com algum tipo de deficiência. E para inserir essas pessoas no mercado de trabalho o Emprego Apoiado visa acompanhar cada passo do trabalhador desde a entrevista, verificação do tipo da deficiência com o ambiente de trabalho, entre outros aspectos legais para a contratação do trabalhador.

A diretora da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas, Joelma Pinheiro agradeceu a oportunidade de mostrar um pouco mais do que os apaeanos são capazes de fazer e informou que a Apae de Palmas está de portas abertas para visitas e parcerias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Setas