Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

As escolas de educação básica de todo o país já podem se inscrever para a 5ª edição do Selo Escola Solidária. O prêmio acontece a cada dois anos e reconhece as escolas comprometidas com uma educação solidária e que desenvolvem projetos de voluntariado educativo.

O Selo é uma iniciativa do Instituto Faça Parte, fundado desde 2003. Nestes oito anos de criação importantes parceiros aderiram à idéia. Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização das Nações Unidas para a Educação, Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Unicef), são algumas das instituições que apóiam o projeto.

As inscrições podem ser feitas até 31 de maio pelo site www.facaparte.org.br. Nesta edição cada escola pode concorrer com apenas um projeto desenvolvido no biênio 2010/2011. A relação das Escolas Solidárias 2011 será divulgada em setembro no site do Instituto Faça Parte.

O Selo Escola Solidária tem o intuito de mapear ações em escolas brasileiras que estimulem os alunos a realizarem ações de solidariedade propiciando assim a aprendizagem além do ambiente escolar. Incentivar a participação voluntária dos estudantes em projetos que visam à melhoria da qualidade de vida de suas comunidades também é um dos objetivos do prêmio.

Escolas Solidárias

A Escola Estadual Novo Horizonte, localizada em Palmas recebeu o Selo Escola Solidária nas edições de 2003, 2007 e 2009. O projeto premiado na última edição teve como objetivo conscientizar e incentivar a comunidade escolar e local sobre a importância da preservação ambiental. Os voluntários, estudantes, servidores da escola e moradores da região, organizaram caminhadas, palestras, reuniões, oficinas de pintura, de reciclagem e de leitura, além da formação de grupos de estudos visando disseminar o tema proposto.

Em 2009 a Escola Estadual Ministro Ney Braga, localizada em Buriti do Tocantins, região do Bico do Papagaio, também recebeu o Selo Escola Solidária. A unidade escolar, que já havia sido premiada em 2007, foi reconhecida na 4ª edição pelo projeto “Ler é preciso. Entender é necessário”, pelo qual foi alcançada a melhoria na qualidade da leitura e compreensão dos alunos das séries iniciais. O objetivo atingido através de oficinas e rodas de leituras realizadas pelo grupo de voluntários formado por estudantes do Ensino Médio, pais, servidores da escola e pessoas da comunidade.

Inscreva sua escola e faça parte da Rede de Escolas Solidárias que já tem 16.181 unidades de ensino reconhecidas em todo o Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc