Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Prosseguindo na meta de implantar o ensino de tempo integral em todo o Tocantins, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), realiza, nesta segunda-feira, 28, em Paraíso do Tocantins (63 quilômetros de Palmas), as aulas inaugurais desta nova metodologia na Escola Estadual Trajano Coelho Neto e no Centro de Ensino Médio Diaconízio Bezerra, respectivamente às 8h30 e às 14 horas, com atividades diversas. Estarão presentes, nas ocasiões, representando a Seduc, a superintendente de Ensino Integral, Cleudemar Abreu Lopes, e a subsecretária da Educação Básica, Marciane Machado Silva.

De acordo com Cleudemar Lopes, a partir das aulas inaugurais, mais 600 crianças e jovens tocantinenses passarão a ser assistidos pela Educação de Tempo Integral no Estado, sendo 300 em cada uma das unidades em questão. A superintendente destacou, ainda, que o quadro de pessoal de ambas as unidades escolares está completo e, com isto, elas poderão iniciar todas as atividades diferenciais que o sistema integral oferece.

Diferencial do tempo integral

Os colégios e as escolas de tempo integral têm como princípio básico a conciliação entre as atividades intelectuais, culturais e esportivas, que preenchem oito das nove horas e meia de carga horária diária destes tipos de unidades (das 7h30 às 17 horas); a outra hora e meia é ocupada com os intervalos para almoço e lanche.

Em relação à matriz curricular, além do núcleo comum aplicado nas unidades escolares tradicionais de Ensino Fundamental (língua portuguesa; matemática; língua inglesa; etc), o tempo integral possibilita que sejam prestigiadas, ainda, disciplinas práticas, como a língua espanhola, o apoio à aprendizagem, a informática, a experiência matemática, a iniciação musical, a dança, o xadrez, as artes cênicas e as artes marciais.

Já no Ensino Médio, além das já citadas, há, por exemplo, no sistema integral, o complemento das disciplinas iniciação à pesquisa (reforço à química, física e biologia) e produção textual (fortalecimento da língua portuguesa). Esta complementação tem como um dos principais objetivos preparar os alunos para que eles obtenham êxito ao buscarem o acesso à universidade.

Programação das aulas inaugurais

A primeira unidade a inaugurar as aulas em tempo integral, em Paraíso, nesta segunda-feira, 28, será a Escola Estadual Trajano Coelho Neto, a partir das 8h30, onde ocorrerão um ato devocional, três apresentações musicais e, também, demonstrações de Judô.

Por fim, às 14 horas, será a vez do Centro de Ensino Médio Diaconízio Bezerra dar as boas-vidas à nova realidade aprimorada da unidade com duas apresentações musicais, sendo elas o Hino do Tocantins e o rap “Baladas do Tempo Integral”, e, encerrando as atividades, os alunos farão uma demonstração de Judô.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc