Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante a entrega da autorização do funcionamento da Itafós no Tocantins, o governador Siqueira Campos e o presidente do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, professor Nicolau Carvalho Esteves, anunciaram o primeiro vestibular da Faculdade de Medicina de Palmas, que acontecerá daqui a 90 dias.

Segundo o presidente do ITPAC, há 12 anos funcionando em Araguaína e Porto Nacional, receberam do governador a “intimação” para se instalar em Palmas. “Temos a certificação do Ministério da Educação e a possibilidade de nos instalarmos aqui dentro deste espaço de tempo, para realizarmos mais uma vez um sonho de gente maluca, pois foi assim que fizemos, junto com Siqueira Campos, quando fomos para Araguaína”, disse Nicolau.

Nicolau acrescentou que a faculdade iniciará com 60 alunos, o que não exige inicialmente uma estrutura grandiosa. “Vamos começar com o primeiro período, então com certeza haverá tempo para construção de salas, que o crescimento pede. Inicialmente os alunos poderão fazer suas aulas prática em Porto Nacional, se for o caso, mas podemos perfeitamente oferecer um laboratório de citologia, um de bioquímica, uma sala de aula e uma biblioteca, em 90 dias”, enfatizou.

Para o governador Siqueira Campos, a vinda do ITPAC para Palmas é um grande acontecimento. “Era o que estava faltando. Você já pensou no poder de atração de faculdade de medicina e de enfermagem? Por isso é que queremos que Palmas se torne aquele grande polo que sempre sonhamos e isto começa já, com o anúncio do professor Nicolau”, afirmou.

Vagas

O presidente do Instituto garantiu que o governador Siqueira Campos terá duas vagas gratuitas por ano, para doação entre a população. O governador agradeceu e afirmou que se a oferta são duas, ele pedirá sempre 200.

Fonte: Secom