Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O presidente do ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Nicolau Carvalho Esteves, que é também secretário de Saúde de Palmas, presidiu na noite desta quarta-feira, 6, a solenidade de abertura do XVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina e I Congresso Tocantinense de História de Medicina, que prosseguem até sábado no auditório da OAB, na capital.

Tendo como tema “Medicina e Humanismo”, os congressos reúnem alguns dos mais renomados historiadores e pesquisadores da medicina no Brasil. O interesse pelo evento foi grande e gerou mais de 250 inscrições.

A abertura contou com as presenças do presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina, Jairo Furtado Toledo; da secretária de Saúde do Estado do Tocantins, Vanda Paiva, e do presidente do Conselho Regional de Medicina, Tomé César Rabello, entre outras autoridades. Após a abertura oficial, o professor da UFMG João Amílcar Salgado, um dos fundadores da SBHM, fez uma abordagem sobre fatos, histórias e casos envolvendo a criação da entidade e a história da medicina no Brasil.

Considerado um dos maiores eventos da área médica já realizados no Estado, o XVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina envolve ciclos de conferências e palestras, apresentação e discussão de temas livres e atividades culturais (veja programação abaixo). Na noite desta quinta-feira haverá o lançamento do livro-reportagem “História da Medicina no Brasil”, da jornalista Jocyelma Santana.