Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Com o objetivo de discutir os desafios da educação para os próximos anos, teve início na manhã desta terça-feira, 29, a I Reunião Ordinária do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, que está sendo realizada no hotel Pousada dos Girassóis II, em Palmas. Durante a solenidade de abertura, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, falou que um dos desafios é fazer com que todas as crianças e jovens estejam na escola e não nas ruas.

Além dos secretários da educação, estão no Tocantins, representantes do, entre eles, o ministro interino José Henrique Paim, que frisou como a educação está tendo um novo referencial de discussão nos últimos anos no Brasil. Ele explicou que nos meados de 1930, se falava em crescimento econômico, mas no momento atual, não é só pensar em crescimento econômico é preciso pensar na educação. Henrique Paim lembrou que um dos percalços da economia na atualidade é a falta de mão-de-obra qualificada, fator que muitas vezes é responsável pela ampliação de custos. “Tanto o governo como o setor econômico estão investindo na educação visando preparar as novas gerações”.

O governador Siqueira Campos deu as boas-vindas aos secretários de Educação e disse que ali estaria sendo plantada uma semente que irá desenvolver no aprimoramento da educação no Brasil. “A educação é importante não somente para realizar sonhos, projetos, é para ser utilizada na redução das desigualdades sociais e da miséria”.

O governador Siqueira Campos lembrou a importância do trabalho do professor na sala de aula. “O professor é um líder, que conduz a formação das novas gerações”. Ele ressaltou também a disciplina, cuja sua falta, provoca ações como professores sendo agredido por alunos na escola. E sobre as crianças e jovens que ficam nas ruas, Siqueira Campos, aponta como solução as escolas de tempo integral que estão sendo implantadas no Tocantins, com sucesso.

O secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, que é o 3º vice-presidente do Consed, representando a região Norte, falou dos desafios que a educação brasileira passa com as discussões do Plano Nacional de Educação que determina 20 metas para serem aplicadas nos próximos 10 anos e da reforma do ensino médio.

A reforma do ensino médio se faz necessária, como explicou o secretário Danilo, porque no Tocantins, são 50 mil jovens fora da escola e para promover a ida destas pessoas à escola é necessário que esta seja atraente e a principal missão do ensino médio é a educação pelo trabalho.

A reunião do Consed prossegue nesta quarta-feira, com uma intensa programação.

Alunos

Estudantes da rede pública deram um show de apresentações na reunião do Consed. Primeiro foi a aluna do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Lorena de Almeida Machado, que acompanhada pelo professor Alex Rodrigues, interpretou a ‘canção de amor a Palmas’.

E os alunos da Escola Estadual Dom Alano, de Palmas, mostraram um pouco do trabalho do coral infantil, sob a regência da professora Marta Alves e Alex Rodrigues, com destaque a aluna do Instituto Federal, Daniele Pereira de Souza, responsável pela interpretação da música.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc