Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O anúncio foi feito pelo secretário de Relações Institucionais, Lívio de Carvalho, na tarde desta quarta-feira, 6, durante a solenidade de posse dos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) e do Conselho de Coordenação de Programas e Projetos Estratégicos (COPPE), no Palácio Araguaia.

De acordo com o secretário a Valec já teria demonstrado a intenção de doar as áreas e os cursos de capacitação seriam implantados por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia. “Temos que implantar ações que não permita que a Ferrovia Norte e Sul seja apenas uma passagem pelo Tocantins. Temos que aproveitar essa oportunidade de trazer para o nosso Estado desenvolvimento e crescimento. Pois o desenvolvimento só chega quando investimos nas pessoas”, afirmou o secretário.

Lívio de Carvalho também destacou que a intenção é implantar as unidades ainda nesse primeiro semestre de 2011. “Nossa expectativa é de que em pouco tempo as unidades estejam implantadas. Estamos fazendo um estudo para ter uma conversa com a Valec de forma mais objetiva. A intenção é que os cursos técnicos possam ser iniciados ainda nesse primeiro semestre”, ressaltou o secretário, que também explicou que a proposta é que em contrapartida o Estado colabore com os projetos de eletrificação dos pátios multimodais da Ferrovia.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, em 2009 a Valec já teria demonstrado a gestões anteriores a intenção de doar os canteiros, mas não teria havido interesse. “Na verdade nós estamos retomando os estudos, pois a Valec já tinha demonstrado o interesse em doar as áreas em 2009, mas a administração passada nada fez. Agora estamos arrumando a documentação para fazer um estudo e assim definir como se dará essa utilização da área”, explicou Borges da Silveira, que completou ainda que a implantação das unidades de ensino técnico irá gerar emprego e renda para os tocantinenses.

Parcerias

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Sanac, Hugo de Carvalho, destacou que a intenção é contribuir com as unidades de ensino técnico. “Hoje o Senac tem vários cursos de capacitação, nas áreas de turismo, enfermagem e diversas outras qualificações. Nós podemos contribuir em vários ângulos”, enfatizou o presidente.

Fonte: Secom