Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Entidades representantes de diversas categorias de servidores públicos se reuniram nessa quinta-feira, 7, com o secretário estadual de Administração, Lúcio Mascarenhas, e a Unimed Confederação Centro-Oeste e Tocantins para discutir as questões referentes ao Plansaúde. Na quarta-feira, 6, o governador Siqueira Campos (PSDB) determinou a renovação do contrato com a operadora.

Governo e Unimed Centro Oeste firmaram o compromisso com as entidades classistas de que o atendimento aos usuários do plano não será suspenso e que notificarão todos os prestadores de serviços sobre a renovação do contrato. Além disso, as instituições se comprometeram em honrar o pagamento dos débitos com os prestadores para normalizar o atendimento e garantir a prestação dos serviços aos usuários.

A reunião foi realizada na sede da Secad e se estendeu por mais de duas horas. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), Cleiton Pinheiro, cobrou que, para renovação do contrato, a Unimed Centro Oeste se comprometa a adotar todas as medidas necessárias a evitar intervenção ou cancelamento do atendimento aos usuários. Pinheiro também apresentou uma série de reclamações de servidores que pagam pelo plano e não têm os serviços prestados adequadamente. Entre as reclamações citadas está a suspensão do atendimento odontológico e hospitalar.

O Sisepe também cobrou que a operadora do Plansaúde abra um canal de diálogo para que o sindicato possa encaminhar diretamente à operadora todas as demandas que chegarem de servidores com relação ao plano.

Ainda durante a reunião, o governo do Estado firmou compromisso de criar uma Ouvidoria no Plansaúde para que os usuários possam apresentar suas reclamações. Sobre os cartões dos usuários do plano, que estão prestes a vencer, o governo informou que a validade destes será prorrogada automaticamente, permitindo que continuem sendo utilizados até a substituição. A Unimed Confederação, por sua vez, garantiu que informará aos prestadores de serviços sobre a validade dos cartões atuais.

O presidente do Sisepe destacou que um dos aspectos positivos da reunião foi o fato de que, pela primeira vez, representantes dos servidores puderam sentar com a operadora do Plansaúde e governo para discutir assuntos de interesse dos usuários.

Cleiton Pinheiro também avaliou a decisão de renovação do contrato com a Unimed Confederação Centro-Oeste e Tocantins: “Num ponto é positivo: pelo compromisso feito de não haver mais interrupções de atendimento. Eles se comprometeram em fazer com que o serviço, hoje prestado de forma precária, funcione, e que haverá melhoria no atendimento”, frisou.

Uma preocupação destacada por Pinheiro é quanto ao fato de não ter havido perspectiva de mudanças quanto à prestação de serviços em determinadas especialidades. Segundo a Unimed Centro-Oeste, a dificuldade em melhorar este atendimento seria em função do déficit de profissionais especialistas e o fato de que, aqueles que atendem no Estado, geralmente não se credenciam ao Plano por não verem vantagem financeira no atendimento. Este não seria um problema apenas no Tocantins, mas de âmbito nacional. O presidente do Sisepe disse compreender a dificuldade, mas adiantou que a entidade continuará cobrando da operadora a cobertura das diversas especialidades pelo Plansaúde.

Fonte- Assesssoria de Imprensa/Sisepe