Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O presidente da Ajusp, Cleiton Pinheiro, afirma que o primeiro caminho sempre será o do diálogo e da abertura de negociação.

O presidente da Ajusp, Cleiton Pinheiro, afirma que o primeiro caminho sempre será o do diálogo e da abertura de negociação. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O presidente da Ajusp, Cleiton Pinheiro, afirma que o primeiro caminho sempre será o do diálogo e da abertura de negociação. O presidente da Ajusp, Cleiton Pinheiro, afirma que o primeiro caminho sempre será o do diálogo e da abertura de negociação.

A Associação de Assistência Jurídica aos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (AJUSP-TO) protocolou nessa segunda-feira, 6 de janeiro, no Palácio Araguaia, um documento contendo a pauta com as reivindicações prioritárias dos servidores públicos associados, para o ano de 2025. A iniciativa tem o intuito de abrir diálogo com o Governo do Estado, com o objetivo de defender e garantir o cumprimento dos direitos da categoria. 

No topo da lista de prioridades, está a luta pela implementação imediata do reajuste de 25%, um direito reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, após 16 anos de batalhas judiciais, transitou em julgado em fevereiro de 2023. 

Outra cobrança da categoria é o pagamento das progressões verticais e horizontais do ano de 2024. Além disso, a Ajusp-TO também reivindica: a) a concessão do auxílio alimentação de R$ 800 para todos, a exemplo do que foi concedido aos policiais militares; b) a instituição da jornada de 6 horas; c) a correção dos valores das diárias; d) a ampliação da rede de atendimento do SERVIR (Plano de Saúde dos servidores púlicos); e) a realização de novos concursos públicos, priorizando o ingresso na administração pública por meio de concurso e reduzindo o número de contratos e comissionados; f) a instituição de prêmio por produtividade, no âmbito do Poder Executivo Estadual; g) a instituição de uma mesa permanente de negociação com as entidades classistas, com participação paritárias das entidades e do Governo; h) o restabelecimento de um Programa Habitacional direcionado aos servidores públicos, de modo a possibilitar linhas de crédito em todos os municípios do Tocantins; dentre outras demandas da categoria.

“Um novo ano está começando e a Ajusp-TO, sempre atuante e sempre atenta aos direitos dos seus associados, já foi até a sede do governo para protocolar a pauta de reivindicações da nossa categoria para 2025. Como entidade classista, nosso primeiro caminho sempre será o do diálogo e da abertura de negociação. O que nós esperamos é que o governador Wanderlei Barbosa seja mais sensível aos inúmeros apelos do servidor efetivo, chamando as entidades para conversar e resolver tantos problemas que vêm se arrastando e precisam de soluções enérgicas”, enfatizou o presidente da Ajusp, o sindicalista Cleiton Pinheiro.