Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) realiza neste domingo,10, Eleições não Oficiais no Município de Sampaio, pertencente a 21ª Zona Eleitoral de Augustinópolis para escolha dos novos Conselheiros Municipais do Conselho Tutelar de Sampaio. A votação acontecerá na Escola Municipal 1º de Junho das 8h às 17h.

Foram disponibilizadas 06 urnas eletrônicas para a realização do pleito, sendo 2 reservas, onde 16 candidatos concorrem a 05 vagas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo Edilene Marques da Silva, uma das sete integrantes da Comissão Eleitoral, a expectativa quanto ao pleito é grande. “Os candidatos divulgaram durante os comícios o uso das urnas nas Eleições o que poderá estimular a população a sair de casa para votar devido à agilidade no pleito”, concluiu.

De acordo com o Chefe do cartório de Augustinópolis, Eloy Weslem dos Santos, as urnas já estão prontas para serem usadas . “O Tribunal já nos encaminhou com antecedência as urnas eletrônicas para a realização das Eleições”, concluiu.

O TRE apóia Eleições não oficiais, cedendo urnas eletrônicas para entidades organizadas como: associações, cooperativas, conselhos de classe, conselhos tutelares, escolas, federações, hospitais, sindicatos e universidades. Dentro da Justiça Eleitoral, este procedimento é conhecido como Eleições Parametrizadas.

No último ano, o TRE-TO apoiou dez Eleições Parametrizadas, beneficiando mais de 21.500 eleitores no estado. Todas estas ações foram acompanhadas por técnicos da Justiça Eleitoral visando oferecer segurança e tranqüilidade aos pleitos.

Como requerer

A entidade deve dar entrada no pedido, no mínimo 60 dias antes da realização do pleito, junto ao Cartório Eleitoral de sua região. As instruções, bem como formulários estão disponíveis no site do Tribunal. Quando não há necessidade de deslocamento intermunicipal e quando realizado em dia útil, este procedimento é realizado sem nenhum custo para a instituição. No caso de Eleições de pequeno porte, a Justiça Eleitoral também oferece treinamento para os mesários.

As regras de cada processo eleitoral são estipuladas pela própria comissão da entidade solicitante. Os dados a serem inseridos nas urnas devem ser enviados com antecedência, uma vez que é necessário alimentar um sistema específico para este tipo de Eleição. O número mínimo é de 50 eleitores para cada urna.

Fonte: Assessoria de Imprensa/