O Tocantins vem passando por diversas mudanças em sua realidade econômica. A instalação de novas empresas e a construção de grandes obras de infra-estrutura têm gerado grandes expectativas junto às entidades empresarias locais. Para acompanhar esse novo cenário, o Sebrae/TO e parceiros promovem um circuito de palestras, sendo a primeira delas com o tema “Mercado de varejo: Tendências e expectativas no Tocantins”, que acontecerá dia 12 de abril, no auditório do Sebrae, em Palmas, a partir das 8 horas.
O objetivo é passar para os participantes uma visão estratégica do setor varejista, de modo que possam entender os ambientes que afetam os negócios, analisando suas tendências e perspectivas, face às grandes mudanças pelas quais passa o Tocantins. Pretende ainda realizar a troca de ideias entre os empresários sobre as tendências do varejo em Palmas e no Estado.
Para acompanhar esse ritmo da nova realidade econômica, o Sebrae promove diversas ações estratégicas, visando subsidiar a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios para os empresários, empreendedores e potenciais empreendedores. O circuito de palestras tratará em outras oportunidades sobre os temas negócios virtuais, empreendedorismo para jovens e ainda, tecnologia e inovação para as micro e pequenas empresas.
O diretor superindente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, diz que esta é primeira de uma série de palestras e encontros, as quais visam dar subsídio aos empreendedores do setor, para que estes possam, munidos de informações estratégicas, crescerem e ampliarem seus negócios. “Apresentaremos quais as tendências em evidência para que os empresários possa comparar, avaliar e aplicar as melhores práticas em busca de aumentar sua carteira de clientes, pois o consumidor quer mais que produtos, quer experiências positivas e não se importa em pagar mais por isso”, completa o superintendente.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/TO, Roberto Magno Martins Pires, acredita que com essas ações, realizadas em parceria com instituições apoiadoras do comércio, será possível auxiliar de forma eficaz os empresários a melhorarem a gestão de seus negócios e a conquistarem mais espaço no mercado. “Esperamos com essa iniciativa garantir mais competitividade e sustentabilidade para as empresas do nosso Estado”, finaliza o presidente.
Programação
8 horas - Recepção;
8h30 - “Vendas no Varejo: a diferença entre atender e vender”;
9h15 - “Os ingredientes de sucesso para 2011”;
10h15 - “Tendências do comportamento do Consumidor”;
11 horas - Encerramento.
Saiba Mais
O excelente desempenho do comércio varejista na economia brasileira acelera o crescimento nacional – o que é comprovado pelo excelente desempenho do setor que, desde 2003, cresce mais que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, compondo 15,5%. Além de minimizar os problemas externos na economia, exemplificado mais intensamente durante a instabilidade financeira mundial, o setor é também um importante empregador.
Em 2007, a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimou 1,4 milhão de empresas, representando 84,4% do total das empresas comerciais no Brasil. As micro e pequenas empresas (MPE) representam 99,6% do total de estabelecimentos do País e respondem por 77,6% dos postos de trabalho. As MPE juntas somam 58,8% da receita operacional líquida – mantendo mais de 6,3 milhões pessoas ocupadas. A alta taxa de mortalidade e a baixa intensidade de capital das MPE estão sendo ajustadas. Projetos liderados pelas entidades representativas do setor, como o Sebrae e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), diminuem a sensibilidade do setor no cenário macroeconômico.
Fonte: Assessoria de imprensa Sebrae