Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante sessão ordinária desta terça, 12, a deputada Amália Santana (PT) apresentou requerimento pedindo ao Executivo que o Reluz – Programa Nacional de Iluminação Eficiente atenda aos municípios da região norte do Estado. O requerimento inclui 17 municípios sendo eles, Colinas, Colmeia, Goianorte, Pequizeiro, Couto Magalhães, Juarina, Bernardo Sayão, Arapoema, Pau D’arco, Presidente Kenedi, Brasilândia, Palmeirante, Nova Olinda, Bandeirante, Tupiratins, Itapiratins.

Executado pelo Governo Estadual com financiamento do Governo Federal o Reluz promove a instalação e substituição de pontos de luz nas cidades beneficiadas, melhorando a iluminação pública dos municípios e viabilizando a redução no consumo de energia.

O requerimento ainda ressalta que o programa substitui ou instala luminárias e lâmpadas por outras eficientes, utilizando lâmpadas tubulares transparentes de vapor de sódio alta pressão, de menor potência. Proporcionando assim, melhor rendimento com maior fluxo luminoso, a padronização do parque de iluminação dos municípios, além de diminuir a manutenção das mesmas.

Para Amália Santana, “uma boa iluminação pública também proporciona comodidade e tranquilidade à vida dos habitantes”. A deputada ainda reforçou a solicitação afirmando que o programa já atendeu várias cidades das regiões, central, sul e sudeste e que agora precisa beneficiar também municípios do norte.