Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo dados da Subsecretaria doTrabalho no Tocantins, em março deste ano foram captadas 1.596 vagas e preenchidas 825 vagas, representando aproveitamento de 52% e perfazendo 771 vagas perdidas. De acordo com o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa essa sobra de vagas pode mudar, se o trabalhador for orientado desde a elaboração do currículo até o momento da sua entrevista com a empresa contratante.

Para tentar mudar essa realidade de sobras de vagas a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social em parceria com a Secretaria Estadual das Oportunidades estão oferecendo palestras de Orientação Profissional. O encontro ‘Caminhos para o Emprego’ aconteceu nesta terça-feira, 12, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios em Palmas.

Na ocasião os trabalhadores puderam tirar suas dúvidas e informar das suas dificuldades na hora de conseguir uma vaga de emprego. Segundo Agimiro Costa a presença dos trabalhadores nas palestras demonstra que há interesse da população e que o governo tem que aproveitar essa vontade. “Vocês tiveram a atitude correta em sair das suas casas e virem buscar orientação, isso com certeza fará a diferença na hora da contratação”.

Os palestrantes repassaram dicas a respeito de como funciona o mercado de trabalho, oportunidades que o trabalhador pode encontrar no caminho para o emprego. Para o secretário das Oportunidades Omar Hennemann a intenção do encontro é de encontrar o “casamento” entre o que a empresa precisa e o que o trabalhador procura.

Para Kelly Rocha Toledo as dicas são de muita importância “porque os palestrantes tem a sensibilidade em repassar dicas de comportamento e de erros que os trabalhadores muitas vezes cometem quando vão para uma entrevista de emprego e mostram de que forma seria mais correto de se fazer”.

Aureny III

O encontro também acontece nesta quarta-feira, 13 no Jardim Aureny III, às 8 horas na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello. Em Palmas, no mês de março foram captadas 684 vagas, ocupadas 318, representando um aproveitamento de 46% e totalizando 366 vagas perdidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Setas