“A temática ‘diversidade’, definida pela Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), é absolutamente pertinente para o que o Unicef propõe nesta atual campanha contra a discriminação racial na infância; por isto, enxergamos com bons olhos esta possibilidade de discutirmos e difundirmos o assunto no evento”, exaltou o oficial de desenvolvimento do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) Antônio Carlos Cabral, durante visita à Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (Seduc), na tarde desta quarta-feira, 13, onde foi recebido pelo secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza.
Segundo Antônio Cabral, é função do Unicef estabelecer parcerias positivas que visem a construção coletiva do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida das crianças e do adolescentes, aproveitando as “ondas de fomentação” de cada Estado. “É importante estarmos antenados na maneira como cada região brasileira tem atuado, pegando as ondas de fomentação de cada tema proposto. No Tocantins, a Flit marcará um momento específico, pois, discutir diversidades vai ao encontro do que desejamos com nossa campanha de combate ao racismo na infância, que poderá ser fortalecido por aqui”, explica o oficial do Unicef.
Ampla parceria
De acordo com Danilo de Melo, a parceria com o Unicef não se limita apenas à Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), já que ela se estende a diversas outras instâncias do ramo educacional tocantinense. “Articular a participação do Unicef na Flit é importante, principalmente pelo engrandecimento que ele trará ao evento. Entretanto, há outros focos de ação conjunta a serem ressaltados, como a preocupação com a primeira infância, o Programa Saúde na Escola, o bullying nas unidades de ensino, dentre outros. A parceria deve ser ampla, para que sejam amplas, também, as ações a favor das crianças e dos adolescentes tocantinenses”, afirmou o secretário estadual da Educação, que esteve acompanhado, durante o encontro, da subsecretária de Educação Básica da Seduc, Marciane Machado, e do diretor de Educação Indígena e Diversidade da pasta, Maximiano Bezerra.
Por uma infância sem racismo
Conforme aponta a cartilha da campanha “Por uma infância sem racismo”, do Unicef, “as escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra; e como enfrentar o racismo.” Desta maneira, como conclui a própria cartilha: “ajuda a escola de seus filhos a também adotar esta postura.” E isto pode ser feito a partir da divulgação do seguinte endereço eletrônico, onde mais informações poderão ser obtidas: www.infanciasemracismo.org.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc