O governador Siqueira Campos (PSDB) assinou a retomada de 12 obras estaduais na manhã desta quinta-feira,14, no Palácio Araguaia. A maioria das obras são nas rodovias vincinais.
Siqueira salientou que este é apenas o primeiro passo para a melhoria da Infraestrutura do Estado e para que o povo tenha melhores condições de vida. “É preciso acabar com o marketing enganador”, disse.
O governo assinou ainda três contratos de consultoria para elaboração de projetos na área. “Nós vamos conseguir restaurar pelo uso e pelo tempo às vezes até pelo uso irregular”, disse. As obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável.
Durante a cerimônia o governador recomendou aos secretários que adequem os gastos nas pastas ao dinheiro disponível para gastar.
O secretário de Infraestrutura, Alexandre Ubaldo salientou que o trabalho será árduo. Mais de 700 km de estradas já foram recuperadas, segundo o secretário.
As escolhas dos municípios contemplados com a retomada das obras, segundo o secretário, foi feita através de discussão em audiências públicas. O Estado tem autorizado o valor de R$ 2,1 milhões para tais obras em parceria com o Banco Mundial.
Com relação ao prazo dado pelo banco para concluir as obras é até setembro.
A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM) participou do evento ao lado do governador.
Perdas
O governador salientou que o Estado teve muitas perdas nos últimos anos dentre elas uma indústria de celulose e papel. Nesse sentido ele explanou um pouco sobre a importância das licenças ambientais nas obras. “Nós perdemos uma belíssima indústria de papel e celulosa e mãos que isso o reflorestamento de uma área que daria para atender a necessidade de madeira”, frisou ressaltando ainda que vários empregos seriam gerados com a indústria.
Siqueira ressaltou ainda que está dando incentivos fiscais de 15% para possibilitar a instalação de várias empresas no Estado e gerar vários empregos. “Nós precisamos dessa agregação de valor”, disse. “Eu prefiro o emprego do que o imposto. Não vamos transformar a população do Tocantins numa sociedade de miseráveis", completou. O governador anunciou na ocasião a licença ambiental única.