Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Zezinha Carvalho

Foto: Zezinha Carvalho

Três empresas de nível nacional especializadas na área, foram contratadas pelo Governo do Estado para fazer um diagnóstico da saúde pública no Tocantins.

Os primeiros indicadores mostram que a situação é calamitosa. Em todos os 19 hospitais públicos do estado, uma das melhores relações leito/população do país, faz-se emergencial uma ação de manutenção predial, manutenção e aquisição de equipamentos – que se encontram em péssimo estado de manutenção -, adequação de pessoal e superação de problemas administrativos herdados do governo passado (como grandes atrasos no pagamento a fornecedores essenciais ao bom andamento do sistema de saúde).

O Governo do Estado está aguardando o resultado final do diagnóstico para tomar decisões definitivas para recuperação e boa operacionalização do sistema.

O Estado garante que todos os contratos em vigor, inclusive nas áreas de alimentação, higienização, limpeza e manutenção predial serão respeitados, ainda que para isto esteja sendo aplicado um redutor nos valores, para adequá-los ao mercado e garantir bom atendimento aos pacientes e melhores condições de trabalho aos servidores da saúde.

Fonte: Secom