Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Cumprindo os procedimentos legais, após o Decreto de calamidade na saúde pública feito pelo governador Siqueira Campos, na próxima terça-feira, 26, o secretário de Estado da Saúde, Arnaldo Alves Nunes, irá ao Ministério da Integração Nacional e à Secretaria Nacional da Defesa Civil, em Brasília, quando obterá a validação do Decreto e assim, dará início a todas as ações para melhorar o atendimento na saúde pública do Estado.

Após a validação do Decreto, que tem como base o relatório da Vigilância Sanitária local, ele se reunirá com 4 empresas que já se mostraram interessadas em administrar os hospitais do Tocantins e analisará o perfil mais adequado para cada unidade. “Estas empresas estarão cumprindo as determinações do Estado, que por sua vez continuará sendo o gestor destes hospitais”, afirmou Nunes, acrescentando que o contrato de parceria só deverá ser assinado após o diagnóstico total das unidades, que estará concluído até o dia 30 de abril.

Com o diagnóstico pronto, Nunes dará início aos trabalhos no dia 1º de maio. “Temos urgências pelas ações, porque todas as unidades estão arrasadas. A única melhor, no quesito físico, é o Hospital Geral de Palmas, por se um prédio novo. Precisamos além de atender bem os usuários, proporcionar aos servidores condições adequadas para trabalhar. Ainda ontem houve incêndios nas instalações elétricas dos hospitais de Porto Nacional e Gurupi, pois a fiação ainda é a mesma da última gestão do governador Siqueira Campos e não suporta a atual demanda”, frisou.

Concursados

O secretário também afirmou que pretende, no dia 30 deste mês, anunciar o número de servidores aprovados no último concurso da saúde, que serão convocados. “Nós precisamos substituir 1067 servidores que estão em condição de comissionados, mas não podemos fazer isso de uma só vez. Mesmo porque estes servidores são extremamente necessários. Além disso, os novatos precisam de treinamento. É preciso salientar que os servidores da Saúde pública, na situação em que estão trabalhando, fazem praticamente um sacerdócio. E o Governo reconhece e valoriza a dedicação desses profissionais”, enfatizou.

Ponto facultativo

Nunes informou ainda, que pelo estado de calamidade em que se encontra a saúde pública do Tocantins, os servidores da Sesau irão cumprir horário normal de serviço, nesta quarta-feira, 20, mesmo sendo ponto facultativo. “Nossas dificuldades não permitem que tenhamos ponto facultativo e felizmente, nossos servidores entendem isso e trabalharão para atender a população”, finalizou.

Fonte: Secom