Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Hoje, dia 19, durante sessão de homenagem ao dia do índio realizada na Comissão de Direitos Humanos, o senador Vicentinho Alves fez críticas contra o sistema de gestão da FUNAI e estendeu sua preocupação à necessidade de um modelo de política pública que contemple a população indígena brasileira de forma mais eficiente.

Mais uma vez, Vicentinho defendeu o projeto de lei que requer a criação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas, como pasta que substituiria a Funai e concentraria uma atuação ligada, diretamente, à presidência da república.

Vicentinho discursou durante 12 minutos na sessão e citou situações de caos nas aldeias do Tocantins e do restante do país e pediu reflexão da sociedade civil e organizada, além do poder público, e cobrou ação na realização de propostas políticas mais consistentes: o senador citou casos de alcoolismo, drogas e prostituição infantil nas aldeias.

O senador ainda chamou atenção sobre o número de ONG´s no país. Para Vicentinho, essa demanda de ONG`s nas aldeias já chegou a "virar franquias".

Fonte: Assessoria de Imprensa/Vicentinho Alves