Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Subsecretaria de Aquicultura e Pesca, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro) realiza, em parceria com o Senac, uma oficina de processamento do peixe para merendeiras da rede pública de ensino. A capacitação acontecerá a partir dessa sexta-feira, 29, e termina domingo, 1º de maio, na sede do Senac Tocantins, na quadra 201 Norte, na avenida LO 04, em Palmas, das 8h às 17h. A atividade faz parte do Projeto Piratins e contribuirá para o aumento do consumo do peixe nas escolas.

De acordo com a diretora de Pesca da Seagro, Maria do Carmo Santos, as merendeiras aprenderam a fazer, a partir do peixe, hamburguer, almondega, caldos, torta, dentre outros pratos que podem ser servidos nas escolas. “O intuito é capacitar essas merendeiras para fazerem pratos saborosos a partir do peixe”, afirmou a diretora.

Participaram dessa oficina 22 merendeiras de escolas estaduais de Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Lajeado, Brejinho de Nazaré, Tocantínia, Paranã, São Salvador, Peixe e Almas. De acordo com a diretora de Pesca, as escolas com merendeiras que participaram da oficina poderão implantar os produtos, a partir do peixe, no cardápio das escolas.

Agrotins

A Subsecretaria de Aquicultura e Pesca montará estande e uma cozinha durante a Agrotins, onde disponibilizará produtos a base de peixe para a degustação, sobretudo para os alunos da rede pública, que visitarão a feira. “Nós acreditamos que esses produtos a base de peixe serão bem recebidos pelos alunos e poderemos verificar isso durante a Agrotins”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Agrotins