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Economia

O dia das mães está chegando e a Fecomércio acredita que a data movimentará as vendas mesmo com a diminuição na intenção de compras. Segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de abril realizada esta semana em Palmas houve leve queda de 1,3% na intenção de consumo.

Dos sete itens avaliados, dois tiveram crescimento: Perspectiva Profissional (3,2%) e Renda Atual (0,6%). Os demais apresentaram queda: Emprego Atual (-2,5), Acesso ao crédito (-1,3%), Nível de Consumo Atual (-2,5), Perspectiva de Consumo (-4,2) e Momento para Duráveis (-0,9%). A pesquisa ouviu mais de 500 consumidores na capital e os dados podem fazer referência aos últimos 12 meses e até seis meses à frente.

Sobre o acesso ao crédito, que desde janeiro mantém posição abaixo da média considerada positiva (a avaliação prevê como dados positivos índices acima de 100 pontos e negativos abaixo desta média) a pesquisa mostra que este item continua decrescendo. Em relação ao ano passado, houve uma queda de 42,5 pontos percentuais no acesso ao crédito.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho,as vendas deverão crescer em torno de 10% considerando a estabilidade na intenção do consumidor em gastar nos próximos dias. “Apesar da perspectiva de consumo este mês ter tido queda em relação ao mês passado, quando comparada a abril de 2010, houve um crescimento considerável de 4,2 pontos percentuais, o que representa otimismo para as vendas no dias das mães”, ressalta.

Carvalho lembra ainda que a renda do palmense está melhor e isso também motiva o consumidor às compras. “Mesmo com o acesso ao crédito em déficit o dias das mães é uma data que sempre movimenta o comércio e não vejo razões para ser diferente este ano”. Ele lembra ainda que os comerciantes devem investir no atendimento, na criatividade e condições de pagamento para atrair o consumidor, afinal, “ninguém deixa de presentear a mãe, mas é claro que escolhe com cautela onde irá comprar seu presente”.

A perspectiva de consumo elevada do palmense pode ser confirmada também no comparativo realizado em fevereiro pela Fecomércio-PA sobre os estados da Amazônia Legal. O Tocantins ficou com a melhor perspectiva de consumo e renda atual da região norte, chegando a superar o nível nacional nestes dois itens, conforme tabela abaixo. A síntese divulga dados dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Piauí.

Carvalho diz que o Estado não tem que se preocupar com a oscilação do mercado, mas deve continuar investido no comércio. “O Tocantins, apesar de novo, se destaca entre estados maiores, e isso prova que nosso comércio está crescendo e desenvolvendo cada dia mais e já pode ser comparado com o cenário nacional”, afirma ele.

Os dados apresentados aqui são oficiais. A pesquisa ICF é realizada mensalmente em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e as Federações do Comércio de cada estado (Fecomércio). A Fecomércio Tocantins divulga a pesquisa desde janeiro de 2010.

Fonte: Assessoria de imprensa Sistema Fecomércio