Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Uma em cada quatro mulheres brasileiras sofrem de hipertensão. Este é o resultado da pesquisa anual feita pelo Ministério da Saúde e divulgada nesta semana.

O levantamento foi realizado em 27 capitais e mostrou que hoje 25,5% das mulheres no Brasil sofrem de hipertensão, percentual acima do registrado entre homens (20,7%), conforme mostra a pesquisa.

A notícia preocupa a presidente Nacional do PR Mulher, Nilmar Ruiz, que pretende discutir com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e com o Ministério da Saúde ações para reduzir os percentuais de mulheres com a doença.

“Os números mostram que a hipertensão entre mulheres é um problema grave e precisa de ações efetivas e urgentes. A hipertensão é um problema de saúde pública e precisa de toda a atenção”, argumenta a presidente do PR Mulher.

Nilmar afirmou que o PR Mulher já elabora um projeto para contribuir com a conscientização desse mal entre as mulheres, estimulando a prevenção e o cuidado maior com as doenças do coração. “O PR Mulher fará a sua parte trabalhando na divulgação de informações sobre prevenção e cuidado com a hipertensão, contribuindo com a redução dos casos da doença entre mulheres”, reforçou Nilmar.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Nilmar Ruiz