Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Dia do Trabalhador, data sempre marcada por comemorações e reivindicações será lembrando este ano com uma importante ferramenta o “Portal Mais Emprego” do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. Com ele, o trabalhador terá acesso de forma rápida e prática aos seus dados cadastrais e as vagas disponíveis no mercado.

No Tocantins, a Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (Setas), por meio dos núcleos do Sine já está operando com o novo sistema, que reduzirá custos e tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador. Trata-se de mais uma importante iniciativa para garantir a inserção do cidadão no mercado de trabalho.

O trabalhador tocantinense, conta ainda, com qualificação e capacitação profissional voltadas para as novas perspectivas de trabalho que estão surgindo no Estado. A Setas, por meio de sua subsecretaria do Trabalho desenvolve os seguintes programa: “Orientação Profissional”, “Desenvolvimento das Competências Humanas”, os cursos de “Habilidades Técnicas no Atendimento”, “Auxiliar Administrativo”, Palestras de Segurança no Trabalho e ainda executa o Plano Nacional de Qualificação. Participam dos projetos os trabalhadores cadastrados no Sine/ Tocantins que buscam uma melhor condição de inclusão social e profissional.

De janeiro a fevereiro de 2011, o Sine/Tocantins disponibilizou 3.139 vagas, sendo que destas, 1.325 foram preenchidas. Neste mesmo período, se destacaram os setores de serviços e comércio. O setor do comércio disponibilizou 792 vagas, com 423 colocações e o setor de serviços ofereceu 1.075 vagas, sendo que destas, 408 foram preenchidas. Outro dado considerável foi o número de admissões. Se comparado ao mesmo período (janeiro a fevereiro) de 2010, percebe-se um crescimento de 17%.

A Subsecretaria do Trabalho em prol da empregabilidade dispõe também do Programa de Seguro-Desemprego, regulamentado pela Lei n° 7.998/1990, que tem a finalidade de fornecer assistência financeira temporária ao trabalhador em situação de desemprego involuntário, mas também de auxiliar os trabalhadores na busca ou preservação do emprego, promovendo, para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

A Setas em parceria com a Secretaria Estadual das Oportunidades realiza, ainda, o encontro ‘Caminho para o Emprego’ com os trabalhadores cadastrados no Sine. As palestras visam orientar o trabalhador para o mercado de trabalho, mostrar de que forma ele deve se comportar durante a entrevista, dicas de permanência no emprego, cursos oferecidos com maiores ofertas de vagas, e principalmente, ouvir o que o trabalhador espera do mercado de trabalho.

O Dia 1° de maio

O Dia do Trabalho é sempre comemorado no Brasil e em demais países como feriado nacional, dedicado a comemorações e reivindicações. A data foi escolhida em homenagem à manifestação de Chicago (Estados Unidos) em 1886, onde milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar contra as condições desumanas a que eram submetidos, e buscando a redução da jornada de trabalho, de treze para oito horas.

Em 1° de maio de 1940 o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Um ano depois foi criada a Justiça do Trabalho com o objetivo de resolver questões judiciais relacionadas ao trabalho e ao direito dos trabalhadores. Depois de muitos anos da sua criação, os trabalhadores já obtiveram muitas conquistas, porém suas lutas ainda prosseguem por muitos direitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Setas